BNDES e Embrapii anunciam fundo de R$ 145 mi para inovação industrial

O BNDES e a Embrapii anunciaram um fundo de R$ 145 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do programa Inova+, que entra em seu segundo ano. A iniciativa busca empresas de todos os portes, incluindo PMEs e startups.

O programa tem como foco o apoio a projetos que desenvolvam soluções em bioeconomia florestal, novos combustíveis, economia circular, transformação digital, saúde, materiais avançados e defesa.

Igor Nazareth, presidente interino da Embrapii, destaca também a importância das empresas de menor porte dentro do escopo do programa.

Leia também: Busca por tecnologia SaaS cresce 19,1% no Brasil

“A parceria do BNDES com a Embrapii amplia o acesso aos recursos de inovação pelas empresas brasileiras, especialmente as de menor porte, segmento que deve ser priorizado no contexto de industrialização no Brasil. Também é um instrumento estratégico para o desenvolvimento industrial sustentável, uma demanda urgente”, ressalta.

Retrospecto e inscrições

Hoje, o Inova+ conta com 23 projetos envolvendo nove unidades Embrapii e 26 empresas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma das intenções do programa é o desenvolvimento tecnológico da região Norte, com foco na inovação sustentável.

Em dezembro, a Embrapii credenciou mais quatro institutos de pesquisa como Unidades Embrapii, no Pará e em Tocantins. Com isso, os projetos apoiados contarão, em 2023, com o reforço técnico na região de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Senai de Inovação (ISI) do Pará. O modelo prevê aporte de até 50% do valor dos projetos desenvolvidos na região Norte.

O acesso ao programa não exige publicação de edital e tem fluxo contínuo. As empresas podem contatar diretamente uma das 26 Unidades Embrapii habilitadas no Inova+ distribuídas pelo país e apresentar suas demandas para soluções inovadoras que estejam dentro do escopo da iniciativa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

37 minutos ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

1 hora ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

2 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

3 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

4 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

5 horas ago