O BNDES e a Embrapii anunciaram um fundo de R$ 145 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do programa Inova+, que entra em seu segundo ano. A iniciativa busca empresas de todos os portes, incluindo PMEs e startups.
O programa tem como foco o apoio a projetos que desenvolvam soluções em bioeconomia florestal, novos combustíveis, economia circular, transformação digital, saúde, materiais avançados e defesa.
Igor Nazareth, presidente interino da Embrapii, destaca também a importância das empresas de menor porte dentro do escopo do programa.
Leia também: Busca por tecnologia SaaS cresce 19,1% no Brasil
“A parceria do BNDES com a Embrapii amplia o acesso aos recursos de inovação pelas empresas brasileiras, especialmente as de menor porte, segmento que deve ser priorizado no contexto de industrialização no Brasil. Também é um instrumento estratégico para o desenvolvimento industrial sustentável, uma demanda urgente”, ressalta.
Hoje, o Inova+ conta com 23 projetos envolvendo nove unidades Embrapii e 26 empresas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma das intenções do programa é o desenvolvimento tecnológico da região Norte, com foco na inovação sustentável.
Em dezembro, a Embrapii credenciou mais quatro institutos de pesquisa como Unidades Embrapii, no Pará e em Tocantins. Com isso, os projetos apoiados contarão, em 2023, com o reforço técnico na região de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Senai de Inovação (ISI) do Pará. O modelo prevê aporte de até 50% do valor dos projetos desenvolvidos na região Norte.
O acesso ao programa não exige publicação de edital e tem fluxo contínuo. As empresas podem contatar diretamente uma das 26 Unidades Embrapii habilitadas no Inova+ distribuídas pelo país e apresentar suas demandas para soluções inovadoras que estejam dentro do escopo da iniciativa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…