O grupo BMW anunciou na segunda-feira (2) que concluiu um projeto-piloto com robôs humanoides na fábrica de Leipzig, na Alemanha. O projeto adota o conceito que a empresa chama de “Physical AI” (ou IA física, em tradução livre), e tem como objetivo “integrar a robótica humanoide à produção em série já existente de automóveis”, além de “explorar outras aplicações na produção de baterias e componentes”.
Não é a primeira vez que a BMW experimenta essa tecnologia. Em 2025, o grupo implementou “com sucesso” outro projeto-piloto com robôs humanoides em Spartanburg, nos Estados Unidos. Os conhecimentos obtidos nos projetos estão sendo usados pela empresa para, segundo ela própria, “desenvolver e expandir aplicações de Physical AI”.
“Digitalização aumenta a competitividade da nossa produção, aqui na Europa e no mundo todo. A simbiose entre expertise em engenharia e inteligência artificial abre possibilidades completamente novas na produção”, diz em comunicado Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração do grupo BMW.
Leia também: Novos executivos da semana: Accenture, Gartner, V8.Tech
A empresa diz que os robôs são parte de uma estratégia maior de automação, mas os robôs com características humanoides demonstram potencial “especialmente em tarefas monótonas, ergonomicamente exigentes ou críticas para a segurança”. O objetivo desse uso seria reduzir a carga sobre funcionários humanos e melhorar as condições de trabalho.
Os robôs usados são da Hexagon Robotics, divisão da sueca Hexagon e já parceira do BMW Group na área de tecnologia de sensores e software. A empresa especializada em robôs humanoides apresentou seu primeiro modelo, o AEON, em junho de 2025. É esse que está sendo usado pela BMW.
Segundo as partes, houve antes uma fase de avaliação teórica e testes laboratoriais bem-sucedidos na planta de Leipzig em dezembro de 2025. Um novo teste está previsto a partir de abril de 2026 para “garantir a integração total para a fase piloto efetiva, que começa no verão de 2026”.
O modelo tem corpo “semelhante ao humano” e promete a fixação flexível de diversos elementos de mãos, garras ou ferramentas de escaneamento, além de mobilidade sobre rodas. Durante os testes e posteriormente na fase piloto, o robô será utilizado na montagem de baterias de alta tensão e na fabricação de componentes.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…