Bloqueio do X no Brasil aumenta a busca por VPNs

Estudo da NordVPN aponta que as buscas por serviços no Brasil aumentaram 426% entre 29 e 31 de agosto

Author Photo
2:19 pm - 04 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil gerou um novo pico de interesse entre os internautas do país por serviços de VPN, as chamadas Redes Virtuais Privadas.

De acordo com Laura Tyrylyte, chefe de relações públicas globais da Nord Security, operadora da NordVPN, a companhia identificou um aumento de 426% nas buscas por esses serviços entre os dias 29 e 31 de agosto. O período marcou o momento da determinação do bloqueio dos serviços do X no Brasil por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais: Após bloqueio do X, ataques cibernéticos miram STF, Anatel e PF

“Esses picos na demanda por VPNs não são incomuns. Sempre que um governo anuncia um aumento na vigilância, restrições de internet ou outros tipos de restrições, as pessoas recorrem a ferramentas de privacidade”, explicou Laura.

Segundo dados da companhia, mais de 60 milhões de pessoas usam algum serviço de VPN, o que representa um terço da população brasileira. Para 46% dos entrevistados, os serviços de VPN são utilizados para proteger seus dispositivos e contas online.

A maioria recorre às opções gratuitas (52,4%), enquanto apenas 39% pagam por provedores de VPN. Um total de 12,2% usam serviços corporativos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.