Notícias

Black Mirror: da TV para o mundo real

A série criada por Charlie Brooker, Black Mirror — e exibida pelo Netflix- já tem cinco temporadas e segundo pesquisas, conta com aprovação de 94% do público em geral. O sucesso se deve ao fato da série mostrar uma distopia – o lado obscuro da tecnologia e de um futuro pessimista por conta do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos. Hoje, a internet é uma rede de compartilhamento com infinitas possibilidades e às vezes, as redes sociais parecem saber mais da vida dos usuários do que eles próprios.

Apesar do seriado levantar uma série de questionamentos sobre quais seriam os limites saudáveis da tecnologia na sociedade atual, é indiscutível que existem avanços que impactaram de forma positiva seus usuários. Quando o assunto é tecnologia, falamos de uma grande base de dados e sistemas inteligentes que, embora sejam abstratos, como funcionam para boa parte das pessoas, resultam em ferramentas úteis como o Instagram, WhatsApp, Netflix, Ifood, Uber, que já fazem parte do cotidiano, isso sem contar o Google e o quase ultrapassado E-mail.

Penso, logo, gero dados

Você provavelmente já teve a impressão de que pelo simples fato de pensar em algo, logo em seguida foi direcionado para uma propaganda ou promoção do produto e, muitas vezes, chega a ser assustador a velocidade com que isso acontece, em poucos segundos.

A explicação disso está nas pesquisas que são realizadas dentro das redes sociais, nas ads servers e, até mesmo nos comentários que as pessoas fazem no Instagram, Facebook, Twitter, etc. Tudo o que você digita ou pesquisa se torna dados e algoritmos e são utilizados para armazenar o grau de relevância dos assuntos que interessam. “Enquanto você está pensando, os algoritmos já trabalharam toda uma de linha de raciocínio que segue com base no seu histórico de busca — o exemplo de buscar no Google o preço da passagem para determinada localidade e depois, uma enxurrada de anúncios sobre viagens vai invadir sua timeline”, conta Marcus Araújo, presidente da Datastore, empresa especializada em pesquisas de dados focadas no setor imobiliário.

Confira três pontos influenciados pela modernização:

Modo de Morar

Por meio da aplicação de algoritmos é possível desvendar uma série de pontos que ajudam as empresas do setor imobiliário a atender às necessidades dessa nova demanda, fornecendo informações sobre os melhores locais para se construir empreendimentos, metragens e produtos adequados para unidades residenciais, equipamentos presentes na área comum e até mesmo a aplicação do melhor preço para a velocidade de vendas pretendida. “Esse conhecimento é fundamental para ajudar as empresas do setor a obter o conjunto de ouro com o mais alto VGV possível, velocidade de vendas e rentabilidade.”, explica Marcus Araujo.

A tecnologia também trouxe mudanças no modo de morar. “Essa geração de compradores de 2020 pretende ter menos ou nenhum carro, quer trabalhar perto de casa, quer mudar a qualquer hora sem o mínimo de burocracia e para isso utiliza o transporte público ou alternativos como bicicleta, patinete ou carros de aplicativos. Se trabalha em casa, utiliza o co-working do condomínio. Pede comida pelo aplicativo, utiliza a lavanderia coletiva do prédio, faz ginástica na academia do prédio. A vida passou a girar em torno da sua casa”, diz o presidente da Datastore.

Pesquisa diária

Quando tudo se torna uma pesquisa hoje ou como é chamado popularmente “Glooglada” é possível ter uma previsão de como será o dia. Só com o celular é comum verificar o tempo, a situação do metrô, do trânsito, as promoções para planejar o almoço entre outras informações. “Tudo isso são pesquisas diárias que as pessoas fazem, e que também fornecem dados sobre a região que ela mora, os locais que frequenta, onde e com o quê trabalha”, conta Araujo.

A partir de entrevistas de campo, a Datastore consegue desenvolver um perfil de consumidor de cada local e assim auxiliar empresas na criação de novos projetos imobiliários. “Essas informações são essenciais para o mercado que através das pesquisas conseguem definir o melhor produto para os empreendimentos e assim entregar um resultado mais assertivo para os empreendedores, prezando pelos melhores resultados para o lançamento imobiliário.”, destaca Araujo.

Comida tecnológica

Uma das funções mais básicas do ser humano a de se alimentar também sofreu modificações com a tecnologia. Como os algoritmos estão em todos os lugares, o sistema agrícola, por exemplo, faz uso da tecnologia para a manutenção da vegetação e precisão da produção. “A previsão é que a geração Alfa seja mais evoluída com uma conscientização maior de mundo e preservação do meio ambiente, em um equilíbrio perfeito entre tecnologia e bem-estar”, finaliza Marcus.

*Sobre a Datastore: a Datastore é uma empresa especializada em pesquisas para o setor imobiliário e está pronta para aportar todas as demandas da década de 2020-2029 que se aproxima. Fundada por Marcus Araujo em 1994, a empresa possui o maior bigdata com informações sobre as demandas imobiliárias dos brasileiros, que abrange desde grandes comunidades planejadas, terrenos em bairro planejado, terrenos em loteamento fechado, apartamentos de todas as categorias, imóveis na praia, no campo, salas e lajes corporativas, hotelaria, terrenos até galpões logísticos. Já foram pesquisados mais de 555 bilhões de reais em VGV imobiliário de todas as categorias com inteligência de pesquisas da Datastore.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

7 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

9 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

11 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

11 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

12 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

12 horas ago