Notícias

Ascenty inicia operação de novos data centers no Rio de Janeiro e em Hortolândia

A Ascenty, empresa de data centers na América Latina, anunciou a adição de mais dois data centers ao seu conjunto de infraestruturas. Com as novidades, a Ascenty passa, agora, a ter 19 data centers em operação e oito em construção, totalizando 27 unidades no Brasil, Chile e México.

As inaugurações são da segunda unidade no campus da companhia no Rio de Janeiro, com 3.000 m² de área e 3 MW de potência, e da quarta em Hortolândia (SP), com 2.000 m² e 3 MW. Os novos data centers somam investimento total de R$ 160 milhões.

“A cidade do Rio de Janeiro representa a segunda maior economia do Brasil e, portanto, essa inauguração amplia ainda mais nossa capacidade de atender a demanda crescente por investimentos de várias empresas nacionais e do exterior na região”, afirma Roberto Rio Branco, vice-presidente de Marketing e Relações Institucionais da Ascenty.

“Em relação à Hortolândia, trata-se de provermos uma estrutura robusta para um importante polo industrial e tecnológico, com localização geográfica estratégica em um mercado que está aquecido para a terceirização da infraestrutura de data centers, bem como para ambientes híbridos”, completou.

O campus carioca está conectado à estação de cabo submarino em funcionamento no Rio de Janeiro, enquanto o paulista está ligado à estação da Praia Grande (SP) e a todos os principais pontos de interconexão. Essa conectividade direta melhora a latência e a qualidade de transmissão dos dados entre países e continentes.

Para o funcionamento ininterrupto dos data centers, a energia é 100% de fontes renováveis negociada no mercado livre de forma incentivada. Cada campus conta com subestação própria redundante, e do ponto de vista de engenharia, trabalham no sistema Tri-bus, ou seja, três linhas de energia abastecendo cada módulo e sistema auxiliar de geração a diesel com autonomia de 48 horas sem reabastecimento.

Ambas as unidades já nascem com as certificações de gestão ISOs 14001, 27001, 37001 e 50001, e até o fim do mês de dezembro, também terão a TÜV TR3, que atesta a maior disponibilidade do mercado e assegura segurança e eficiência para a continuidade de negócios dos clientes.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Samsung, Simpress e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

14 horas ago

5 cursos gratuitos para conseguir a sonhada vaga em tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

16 horas ago

TikTok enfrenta investigação da FTC por possível violação de dados de crianças

O TikTok, popular plataforma de mídia social da chinesa ByteDance, segue sendo escrutinado pelas autoridades…

17 horas ago

Com IA generativa, Gimba reduz tempo de cadastro de produtos em 84%

A especialista em varejo de materiais e suprimentos Gimba está usando inteligência artificial generativa, em…

18 horas ago

Novo Nordisk: Novo supercomputador impulsiona descobertas médicas com IA

A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última…

18 horas ago

IA: Meta adverte que restrições na tecnologia podem enfraquecer influência dos EUA

A Meta destacou preocupações sobre as consequências de limitar o compartilhamento público de certas tecnologias…

19 horas ago