Notícias

Apps de carona mudam rotinas para melhorar mobilidade urbana

Colocar mais carros na rua para tirar outros carros da rua. Ou, como aponta a nova modalidade do Waze Carpool:  “mais uma pessoa no carro significa um carro a menos nas ruas.”

A companhia anunciou nesta semana “upgrade” que permite levar até 5 pessoas – ou Wazers, ou carpoolers – em uma única viagem. Isso inclui o motorista, é claro. A premissa do Waze Carpool é oferecer caronas com custos reduzidos.

Você paga, por exemplo, valores que vão de R$ 4 (até 5 km) a R$ 10 (até 40 km). Mas não estamos falando de viagens como no Uber, Cabify ou 99. Estas são caronas, então os custos são relativos ao tempo de viagem, distância e do quanto de gasolina será gasto.

Assim, abrir mais “vagas” no seu carro para que mais pessoas com trajetos parecidos aproveitem a carona é uma boa jogada. Especialmente hoje, onde o debate sobre mobilidade urbana tem sido cada vez mais importante.

Mas o Waze Carpool já estava disponível no Brasil. Inclusive, segundo a própria companhia, 40% das caronas têm mais de dois carpoolers no mesmo carro.

No mês de lançamento, o Waze Carpool registrou mais de 125 mil entradas e mais de 96 mil quilômetros em caronas foram rodados. Este, então, foi o cenário ideal para identificar que usuários brasileiros estavam abertos para ocupar mais assentos dos seus carros.

Atualmente, os principais mercados são Goiânia, São Paulo e Grande São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

41,2 milhões de automóveis

Certo, o Waze Carpool agora permite que mais pessoas participem de uma mesma carona. A companhia ainda não tem estimativas sobre a quantidade de carros “retirados” das ruas, entretanto. Por outro lado, na plataforma, é possível que menos carros façam o mesmo trajeto com apenas uma pessoa dentro.

Há no Brasil, por exemplo, um total de 65,8 milhões de veículos, sendo 41,2 milhões (62,65%) destes apenas automóveis. Os dados foram divulgados pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) e obtidos via Lei de Acesso à Informação.

Somente no Estado de São Paulo, por exemplo, são 18,9 milhões de veículos, ou 28,76% do total.

Um outro dado importante a ser considerado é o de que cada vez menos jovens se interessam pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo a Ipsos, com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), houve uma queda de 20,6% na quantidade anual de carteiras emitidas de 2014 para 2017 entre jovens dos 18 aos 21 anos.

O último aumento em emissões de CNH para o público dos 18 aos 25 anos foi em 2014, de 815,9 mil, enquanto que em 2017 o número foi de 564 mil.

Estes não são efeitos comprovadamente interligados, mas fica claro o uso da tecnologia na mobilidade urbana. Hoje, a Uber tem mais de 22 milhões de usuários no Brasil e mais de 600 mil motoristas parceiros.

O caso do Waze Carpool é diferente. Tratando-se de caronas, tanto o usuário quanto o motorista, em si, não se veem atrelados a um modelo de negócio. Estimativas da própria companhia apontam um crescimento de 360% da modalidade entre os meses de janeiro a julho deste ano por aqui.

Recent Posts

Potência Tech chega a 100 mil bolsas distribuídas

O Potência Tech, programa criado pelo iFood e apoiado pelo Movimento Tech e busca democratizar…

21 minutos ago

7 áreas da TI mais demandadas com o boom da inteligência artificial

A utilização crescente de inteligência artificial nas empresas está impactando também os empregos, inclusive na…

57 minutos ago

Com F5, Ailos reduz tempo de gestão de ambientes em 75%

Com a adoção de uma solução de gerenciamento de múltiplas nuvens da F5, o Sistema…

2 horas ago

O impacto da IA nas Fintechs

Para escrever sobre o impacto da IA nas fintechs, é preciso fazer uma análise 360 do mercado financeiro. O mercado financeiro de hoje…

2 horas ago

Visa lista os 4 principais golpes de pagamento contra consumidores

A Visa lançou anunciou essa semana o lançamento da edição do segundo trimestre de 2024…

3 horas ago

Tenable lança plataforma unificada para segurança de TI, OT e IoT

A Tenable apresenta no Brasil o Tenable One para OT/IoT, uma inovação que marca um…

4 horas ago