Algar Tech leva chatbots para maratona latino-americana de programação

Estamos a bordo de uma revolução
tecnológica que vem modificando a maneira como as empresas conduzem os
negócios. E o processo de relacionamento com o cliente não é diferente. O
distanciamento social imposto pela pandemia acelerou a implantação de
tecnologias, como a inteligência artificial (IA), no atendimento ao
consumidor nos mais diferentes canais digitais.
“Hoje
as empresas disponibilizam diversos canais de atendimento ao
consumidor, seja por telefone, sites, redes sociais e outros. O que
chamamos de atendimento omnichannel vem se consolidando cada vez mais
para atender ao cliente da forma como ele espera e no canal em que ele
se sente mais confortável, e para isso os chatbots são
importantíssimos”, analisa Luiz Fernando Mendes de Paula, diretor de
operações internacionais da Algar Tech.
Leia também: Pesquisa de ponta em IA depende de união entre academia e mercado
Os
chatbots, como são conhecidos os softwares que simulam a fala humana e
são capazes de conversar com as pessoas em canais digitais para
esclarecer informações sobre serviços e produtos, são o tema central do
desafio promovido pela Algar Tech na Maratona Behind the Code, que será
realizada pela IBM em novembro. A competição virtual de desenvolvimento
de código reunirá desenvolvedores de toda a América Latina para
solucionar este e outros desafios do mundo real por meio do uso de
tecnologias disruptivas, como IA, IoT, e Data Science, todas disponíveis
em IBM Cloud.
A Algar
Tech, multinacional especializada em processos de negócios de
relacionamento com cliente e gestão do ambiente de tecnologia,
desenvolve projetos relacionados a chatbots desde 2014, tanto no Brasil
quanto em outros países da América Latina. No entanto, o executivo conta
que a automação do atendimento ao consumidor vem ganhando destaque nos
últimos anos. “Do ponto de vista cultural, as pessoas da nossa região
não estão acostumadas a serem atendidas por um robô e preferem falar com
outro ser humano, mas na pandemia todos tiveram que se adaptar”.
O desafio
Os
chatbots são uma tendência em todo o mundo, pois ajudam a otimizar o
atendimento. “Por utilizarem tecnologias de IA, analytics e cloud, os
bots fornecem velocidade na resposta, pois ninguém quer esperar para ser
atendido, e sim quer um atendimento instantâneo”. Desse modo, o diretor
de operações internacionais da Algar Tech lembra que a inteligência
artificial é crucial para essas soluções, pois permitem ensinar o bot a
ter uma interação parecida com a humana, possibilitando uma resposta
rápida, padronizada, correta, segura e que garanta um sentimento de
conexão com o cliente durante o atendimento.
“Nós
trabalhamos com as maiores plataformas de atendimento telefônico e
escolhemos para este desafio na maratona um cliente em especial e uma
situação que todo mundo já enfrentou, a de um cancelamento de serviço
que necessita do atendimento ao cliente”, detalha Mendes de Paula.
Os
desenvolvedores terão acesso aos serviços do IBM Watson em IBM Cloud,
tecnologia de serviços cognitivos da IBM, para construir uma solução que
consiga fazer uma interação entre cliente e máquina. “O desenvolvedor
terá que trabalhar a interação com o chat em página web e programar o
robô para responder às interações e identificar rapidamente quando o
caso deve ser transferido para o canal de voz”, explica.
Para
participar do desafio, não é necessário ter uma faculdade em ciências
da computação ou engenharia. A recomendação, segundo o executivo, é
dominar a linguagem de programação JavaScript e ficar ligado em
bibliotecas de recursos automatizados, como a React.
Oportunidade para desenvolver talentos
No
ano passado, a Algar Tech registrou um crescimento de mais de 30% das
operações internacionais, que abrangem países como Colômbia, México e
Argentina. “Nossa expectativa é crescer dois dígitos até 2023 na região,
o que aumenta a sinergia com iniciativas como esta, que reúne culturas
de diferentes países em torno de um propósito: melhorar a experiência
das pessoas por meio da tecnologia”.
De
acordo com o executivo, esta é uma grande oportunidade para os
profissionais da região desenvolverem habilidades e se prepararem para a
demanda crescente de talentos de TI. “Qualquer negócio será um negócio
de software no futuro, independentemente do setor, o que acentuará a
demanda por profissionais capacitados. Particularmente a área de
automação será cada vez mais demandada para potencializar o negócio”.
As
inscrições para a Maratona Behind the Code 2021 estão abertas em
ibm.biz/maratona. Podem participar residentes dos países: Argentina
(exceto a província de Mendoza), Brasil, Chile, Colômbia, Equador,
México, Peru, Uruguai e Venezuela.
Entre
as premiações da Maratona estão vouchers, que podem ser trocados em
viagens, para os 100 melhores colocados. Os Top 5 vencedores ganharão
vouchers adicionais. Os parceiros estratégicos da iniciativa também
oferecerão prêmios exclusivos aos participantes com melhor colocação em
cada desafio, incluindo vale-compras em dólar nos maiores marketplaces
do mercado.