A agtech Agrotools anunciou a aquisição da S4Go, plataforma argentina de inteligência para produtores rurais. Com a compra, a Agrotools passará a incorporá as ferramentas, modelagens e dados da plataforma S4, ofertando-as para os seus clientes.
A aquisição acontece após a startup levantar R$ 100 milhões nos últimos dois anos. O valor da negociação com a empresa argentina não foi revelado.
“A tradução para as raízes locais brasileiras e a inserção da S4GO nas soluções da Agrotools possibilita a criação de um atalho para conectar produtores com as grandes empresas, em especial o pequeno e médio produtor, que normalmente é visto como uma média distorcida, principalmente pelos mercados de cobertura de riscos”, explica Sergio Rocha, CEO da Agrotools.
Com a aquisição, a agtech busca usar tecnologia para fazer com que o produtor rural, em especial, o pequeno e médio, tenham visibilidade e sejam avaliados de acordo com o seu porte e características, na intenção de reduzir a desigualdade entre a produção industrial de alimentos voltada para a exportação e o apoio às pequenas e médias cooperativas.
Leia também: Claranet investirá US$ 100 milhões em nuvem pública no Brasil
“Atualmente, em especial pela falta de dados granulares, o produtor rural é visto como uma média distorcida pelas instituições financeiras. Dessa forma, a enorme maioria dos bons produtores são penalizados por conta daqueles maus produtores. Esse fato faz com que o agricultor não tenha poder de barganha para negociação e provoca a falta de acessibilidade aos melhores produtos, cadeias de fornecimento, crédito, seguros e oportunidades”, explica Rocha.
Segundo o executivo, o objetivo da empresa é mudar o cenário, “trazendo a tecnologia para obter as soluções necessárias que possibilitem que esse profissional ganhe evidência. A aquisição da plataforma S4Go representa a conexão da Agrotools com o produtor rural, principalmente o pequeno e médio produtor.”
O negócio também fortalece os planos de internacionalização da Agrotools, que adianta que a aquisição de empresas complementares é um dos objetivos para 2023.
“Hoje estamos presentes em países como Argentina, Paraguai, Equador, Austrália e Estados Unidos. Esse movimento de M&A e captação de parcerias complementares faz parte das estratégias para a Agrotools se tornar um ecossistema one-stop-shop de soluções completas para o agronegócio, que vai dos bancos às cooperativas e produtores”, ressalta Lucas Tuffi, CSO da Agrotools.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…
O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…
A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…
As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…
A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…