Categories: Notícias

À frente da Symantec, Sergio Chaia aposta em liderança voltada para pessoas

Sergio Chaia, vice-presidente e diretor-geral da Symantec para o Brasil e América Latina, usa sua experiência multissetorial para levar lições de liderança para a operação da empresa de segurança que há quase um ano passou a ser conduzida por ele. Autor do livro “Será Que É Possível?”, Chaia fala com propriedade sobre o tema. Na obra, ele relata que tão importante quanto os resultados é estar atento ao lado humano do gestor e da equipe e apresenta alguns diferenciais que podem transformar a liderança.

Na entrevista que segue abaixo, exclusiva para o IT Forum 365, Chaia faz um balanço de sua gestão na Symantec, conta como a atuação em empresas de diferentes setores, de bens consumo a telecom, o ajuda na gestão e como renovou a liderança da Symantec em linha com a estratégia de fortalecimento dos negócios. 

IT Forum 365- Quase um ano como CEO da Symantec qual seu balanço do ano?
Sergio Chaia – Quando olho sob a perspectiva de quem não tinha trabalhado no mercado de software e hardware, é um balanço positivo tanto para a Symantec Brasil quanto América Latina. As operações não estavam crescendo no ritmo que todos esperavam e neste ano estamos satisfeitos com o resultado alcançado e queremos continuar crescendo duas vezes a média do mercado de TI. Temos cumprido nosso compromisso e tem sido uma experiência positiva. Trabalho esse processo nesse quase ano em três grandes blocos. O primeiro deles é o reforço da liderança. Para isso, contratamos e promovemos internamente, em vários níveis, cerca de 30 pessoas. O segundo é a instrumentalização da força de vendas, com planejamento e foco nas oportunidades relevantes, e o terceiro ponto tem como foco o time de Marketing, na valorização da marca Symantec e o trabalho em um programa de canais, nossa etapa atual.

ITF365 – Com relação à liderança, quais foram as mudanças realizadas?
Chaia – Trouxe a Lucia Bulhões, da Dell, que assumiu a área de vendas porque acredito que um bom líder traz boas pessoas e ela foi responsável pela revitalização da equipe. Também contratei Alejandro Raposo como country manager e diretor de canais, que trabalhou comigo por quatro anos na Nextel, para potencializar nossa atuação na área de canais.


ITF365 – Você veio de telecom antes de ingressar na Symantec. Como foi o processo de migrar do setor para uma empresa de segurança?
Chaia – Aconteceu de forma natural. Nunca repeti o mercado que trabalhei, já atuei na Johnson & Johnson, depois fui para Makro, Pfizer, Pepsi Cola, Sodexo e Nextel. Nunca trabalhei no mesmo mercado. Por isso, ao longo da minha caminhada, pude aprender, me adaptar e consequentemente ajudar as pessoas, independentemente do mercado, a fazer melhor. Essa movimentação me deu a possibilidade de trazer e customizar experiências de um setor para outro e, claro, aprender com as pessoas.

ITF365 – Pessoas é uma palavra recorrente em seu discurso. Como você define seu estilo de liderança?
Chaia – Existem várias definições de liderança, mas uma boa definição na minha visão é a de que o líder é o que leva o time onde o time não iria sozinho. Ou seja, faz com que o time vá para outros patamares e que sem essa liderança o time não atingiria. Continuo acreditando que o maior ativo de uma empresa são as pessoas. O que significa que pessoas motivadas, engajadas, com foco, sabendo para onde ir e onde direcionar a energia tendem a render mais e fazer com que a empresa cresça. Ao mesmo tempo, me defino como provocador, desafiador e alguém que extrai o melhor das pessoas, em prol da companhia e dos profissionais. 

ITF365 – Já que as pessoas são o maior ativo de uma empresa, qual conselho daria para as companhias realmente potencializarem o valor de seus profissionais?
Chaia – É preciso ter em mente que antes de ser um colaborador, aquele profissional é uma pessoa. Entender que essa pessoa tem necessidades, particularidades, vontades e ambições, para mim já é um passo importante. Essa abordagem não trata o colaborador como máquina ou número. O segundo tema é gerar relação de confiança e credibilidade mútua e, para isso, é preciso ser transparente. Dessa forma, cria-se uma relação de troca. Como líder, é preciso ainda ter capacidade de ouvir. Às vezes, é mais importante ouvir do que falar. Seu colaborador saber que você é capaz de ouvir, possibilita aprendizado.

ITF365 – Qual característica você mais valoriza nos colaboradores?
Chaia – Prezo muito pela transparência absoluta. Gosto de aprender com os colaboradores o que eles gostam e o que é preciso mudar na Symantec. Existem várias maneiras de aprender com o time, uma delas é quando jogo bola com eles. Temos um campeonato interno e meu time vai disputar a semifinal. Esse tipo de integração humaniza a relação e cria laços. Aprendo muito com eles, porque sei que atrás de cada profissional tem uma pessoa. Entender e nunca esquecer isso é muito importante.

ITF365 – Qual é seu principal desafio para 2015?
Chaia – Ter um programa relevante na área de canais e auxiliar os parceiros para que eles vendam mais, principalmente nas pequenas e médias empresas (PMEs). Canais bem trabalhados, com plano especifico, aumentam a capilaridade e a possibilidade de ser relevante para ainda mais clientes. Assim como neste ano, vamos continuar com um foco, fazer escolhas e não tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

ITF365 – O mercado fala sobre um orçamento reduzido de TI em 2015. Diante desse cenário, qual conselho daria para que os CIOs ganhem a atenção de seus CEOs e invistam em segurança da informação?
Chaia – Faça antes que seja tarde. Porque quando estoura uma bomba, quando as informações vazam, tudo o que você faz é para remediar o que já aconteceu. Por outro lado, investir na prevenção torna-se um diferencial estratégico. Se você não faz e seus concorrentes sim, a chance de sua empresa estar em posição fragilizada é grande. Foque no mecanismo de prevenção, porque quando o problema acontece todos questionam o CIO.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Samsung, Simpress e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

6 horas ago

5 cursos gratuitos para conseguir a sonhada vaga em tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

7 horas ago

TikTok enfrenta investigação da FTC por possível violação de dados de crianças

O TikTok, popular plataforma de mídia social da chinesa ByteDance, segue sendo escrutinado pelas autoridades…

8 horas ago

Com IA generativa, Gimba reduz tempo de cadastro de produtos em 84%

A especialista em varejo de materiais e suprimentos Gimba está usando inteligência artificial generativa, em…

9 horas ago

Novo Nordisk: Novo supercomputador impulsiona descobertas médicas com IA

A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última…

9 horas ago

IA: Meta adverte que restrições na tecnologia podem enfraquecer influência dos EUA

A Meta destacou preocupações sobre as consequências de limitar o compartilhamento público de certas tecnologias…

10 horas ago