Dentre as empresas na América Latina, as brasileiras estão mais suscetíveis a ciberataques, concluiu o estudo “Cenário Global de Ameaças” do FortiGuard Labs. Isso porque o Brasil se colocou como o primeiro país da região em número de ataques cibernéticos no primeiro semestre deste ano. O País, sozinho, respondeu por mais de 30% dos 63 bilhões de tentativas de invasão na região, ou seja, 23 bilhões de ataques.
Luis Ladereche, Gerente de TI/SI da Zallpy, ressalta que esse cenário levanta preocupações, especialmente para as empresas que dependem do ambiente virtual para conduzir seus negócios. “As estratégias de prevenção de ataques cibernéticos são de suma importância para empresas de todos os tamanhos e setores. Com o aumento constante da dependência da tecnologia e da internet no ambiente de negócios, a segurança cibernética tornou-se uma prioridade crítica”, destaca Ladereche.
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O executivo lembra que as empresas armazenam uma quantidade significativa de informações confidenciais, desde dados financeiros e pessoais de clientes até propriedade intelectual e informações estratégicas de negócios. A perda ou comprometimento desses ativos pode ter impactos financeiros e legais graves.
Pensando nisso, Ladereche compartilhou seis estratégias que podem ser adotadas por empresas para contribuir na prevenção de ataques cibernéticos.
Utilizando algoritmos avançados, é possível que empresas possam monitorar o tráfego em tempo real e identificar padrões suspeitos, mesmo antes que um ataque ocorra, permitindo uma resposta rápida e eficaz;
Em vez de manter uma rede estática, as empresas podem adotar uma abordagem de segmentação dinâmica, criando microperímetros de segurança em torno de aplicativos e dados sensíveis, dificultando a movimentação de invasores dentro da rede;
Os colaboradores são frequentemente a primeira linha de defesa. Invista em treinamento de conscientização de segurança cibernética para garantir que todos estejam cientes dos riscos e saibam como identificar ameaças.
Manter sistemas e software atualizados é essencial para evitar vulnerabilidades conhecidas. Automatize a aplicação de patches para evitar brechas.
Empresas muitas vezes dependem de terceiros para diversos serviços. Certifique-se de que os parceiros também adotem rigorosos padrões de segurança cibernética, pois eles podem servir como pontos de entrada para ataques.
Cumpra rigorosamente regulamentações de privacidade, como o GDPR e a LGPD. Certifique-se de que os dados dos clientes sejam segregados e tratados de forma segura.
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