5 pontos-chave para implementar uma estratégia de IA
Microsoft sugere formas de implementar inteligência artificial nas empresas e departamentos
Enquanto a inteligência artificial ganha espaço nas corporações, os gestores envolvidos na implementação dela, em empresas de todos os tamanhos, se debruçam sobre as melhores estratégias para gerar valor. Empresas de todos os portes e setores podem tirar proveito de aplicações com IA, mas uma estratégia de IA nos processos diários pode ser um desafio.
Pensando nisso, a Microsoft divulgou essa semana cinco pontos-chave para implementar IA de forma estratégica e eficaz.
-
Identifique lacunas de dados
O primeiro passo é identificar usos que as ferramentas de IA têm dentro da empresa, e determinar lacunas de dados, ou seja, informações que devem ser compartilhadas com ferramentas públicas e outras que devem ser mantidas em aplicativos corporativos. Também implementar uma infraestrutura de segurança de dados sólida e bem-organizada para evitar riscos de vazamento de informações.
-
Desafios específicos de cada cargo
Cada trabalho é único, assim como as dificuldades específicas dele. Segundo a Microsoft, a IA tem capacidade de ser altamente personalizável.
Segundo o Índice de Tendências Laborais de 2024 da Microsoft, 76% dos usuários de IA no México trazem as próprias ferramentas para o trabalho, o que lhes permite responder a necessidades específicas. Porém a sobrecarga de tarefas repetitivas persiste, já que 85% dos e-mails são lidos em menos de 15 segundos, e cada pessoa costumar ler cerca de quatro e-mails para cada um que envia.
-
Formação é fundamental
Segundo a empresa, o aprendizado para uso de IA ainda deve evoluir, o que trará uma mudança comportamental na forma como trabalhamos. E à medida que o uso da IA avança, os gestores que estão familiarizados com ela devem enxergar um grande potencial de transformação.
Leia também: AWS lança Amazon Bedrock em sua região de nuvem no Brasil
Cerca de 68% dos gestores no México preferem contratar um candidato com experiência em conhecimento de IA a um experiente sem conhecimento. Portanto, nos próximos cinco anos, 41% destes gestores globalmente esperam redesenhar processos de negócios do zero com IA, no mesmo período, 42% planejam treinar uma equipe de bots de IA e 47% garantem o uso ético da IA como uma parte fundamental do seu trabalho.
-
Priorizar a confiança
Para explorar os benefícios profissionais da IA, os trabalhadores precisam de tempo para aprender como utilizá-la. Mas, primeiro, precisam saber que podem confiar na tecnologia.
As empresas podem construir essa confiança de diversas maneiras, desde conduzir sessões de treinamento até demonstrar como essas ferramentas foram testadas e validadas. O estudo no México mostra que usuários globais avançados de IA têm 61% mais probabilidade de ouvir o CEO sobre a importância da IA generativa no trabalho e 40% mais de ouvir o líder de departamento.
-
Identifique novos hábitos e oportunidades
Quando as empresas adotam novas ferramentas, é comum observar enorme aumento na utilização, seguido de grande queda assim que os trabalhadores ficam frustrados por não saberem como utilizá-las, diz a Microsoft. Para evitar essa situação, é fundamental identificar pontos de conflito e hábitos que podem ser adotados para aumentar a produtividade.
O estudo da Microsoft sugere que a IA torna reuniões mais valiosas, como um depósito de informações e um atalho para a criação. Uma reunião de brainstorming pode ser convertida em um primeiro rascunho pela IA, por exemplo. Em algumas empresas, o aumento da eficiência leva a menos reuniões e, em outras, a um aumento de valor (e frequência) delas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!