Notícias

5 dicas para se preparar para exames de certificação em nuvem

A demanda elevada por profissionais de tecnologia tem também impulsionado a oferta de treinamentos e certificações em diversas áreas de especialização. Uma delas é a computação em nuvem, e grandes players do setor têm se esforçado para certificar mais profissionais e parceiros de negócio.

Para Scott Barneson, diretor de produtos de aprendizado da Amazon Web Services (AWS), programas de treinamento e certificação em nuvem oferecem “uma chance única para profissionais que procuram obter novas habilidades e aproveitar as oportunidades deste setor em crescimento.”

Leia também: Estudo: há mais vagas para profissionais de TI com menos experiência

De acordo com uma pesquisa da Global Knowledge, especialista americana em treinamentos, as certificações em nuvem abrem caminho para um salário mais alto. Segundo os dados, 93% dos tomadores de decisão concordam que profissionais certificados agregam mais valor às equipes.

Só que nem sempre o processo de certificação é simples, e ele exige dedicação e muitas horas de estudo por parte dos profissionais. Pensando nisso, Barneson indica cinco passos indispensáveis para que os profissionais tenham sucesso.

  1. Estabeleça metas e as mapeie para certificações específicas

Antes de começar a fazer cursos online ou ler relatórios técnicos, é importante visualizar metas e possíveis caminhos para alcançá-las. “Pense em seu interesse pessoal na área de computação e alinhe-o às funções de nuvem sob demanda. A partir daí, você pode identificar a certificação da indústria mais apropriada para validar suas habilidades e permitir que você se destaque em determinadas funções”, diz Barneson.

  1. Aproveite materiais de estudo individualizados

Após definir o objetivo e certificação desejada, é preciso buscar materiais de treinamento, aulas sob demanda e ao vivo e testes práticos para ganhar conhecimento sobre o assunto. O treinamento digital permite que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos para se capacitar em diferentes tecnologias disponibilizadas por serviços em nuvem – desde machine learning à rede, segurança e muito mais – com cursos curtos, individualizados e, muitas vezes, gratuitos.

Muitos provedores de treinamento oferecem caminhos de aprendizado recomendados que se alinham às várias certificações do setor baseadas em funções ou domínios, garantindo que os esforços de estudo estejam alinhados ao objetivo traçado.

  1. Encontre uma comunidade

Além dos recursos de estudo online, também existem inúmeras comunidades virtuais para se conectar com indivíduos que também estão se preparando para um exame de certificação. Esses grupos podem fornecer o conhecimento interno sobre os aspectos mais importantes para estudar, recursos úteis para aproveitar ao máximo o tempo de estudo, depoimentos sobre como é a experiência de teste, como aproveitar após conquistar a certificação do setor e muito mais.

Barneson aponta que grupos do LinkedIn e Subreddits específicos são  ótimos lugares para encontrar essas comunidades.

  1. Estabeleça hábitos de estudo consistentes

A quantidade de tempo necessária para o curso e a experiência prática irão variar dependendo da certificação. Uma boa regra é permitir a si mesmo de 15 a 20 horas para estudar e se preparar para os exames de nível básico e cinco vezes mais para um exame de nível associado.

Para um exame de nível profissional ou de especialidade, planeje cinco vezes mais tempo do que se preparou para um nível de associado. Segundo Barneson, para ter uma rotina de estudos efetiva é preciso: definir blocos de tempo dedicados para estudar; encontrar um local que incentive o estudo e elimine distrações; estudar na hora “certa”; envolver outras pessoas quando apropriado (alguns cursos se beneficiam da interação social além da sala de aula virtual); fazer simulações de exames de certificação para ganhar confiança.

  1. Obtenha experiência prática antes do dia do teste

Além do estudo, é indicado obter experiência prática com a tecnologia. Dependendo da certificação, a prática não apenas aumenta a chance de sucesso, mas pode ser imperativa. Para isso, o candidato pode se inscrever em treinamentos on-line para se familiarizar com a tecnologia em cenários do mundo real.

Um outro caminho a ser considerado é identificar um amigo ou mentor profissional que trabalhe com a tecnologia e que possa indicar os prós e contras, além de conselhos para o treinamento ou certificação.

Recent Posts

Gao Kexin é novo CEO da Huawei Brasil

A Huawei acaba de anunciar Gao Kexin como o novo CEO da empresa no Brasil.…

7 horas ago

Phi-3 Mini: Microsoft introduz o menor modelo de IA até o momento

A Microsoft lançou, na última terça-feira (23), o Phi-3 Mini, com 3,8 bilhões de parâmetros…

7 horas ago

Falta uma semana para o IT Forum Trancoso 2024

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Falta apenas uma semana para o começo do…

8 horas ago

Google demite mais funcionários após protestos contra acordo com Israel

Após os recentes protestos contra o Projeto Nimbus com Israel, o Google tomou medidas adicionais,…

9 horas ago

Deal anuncia investimento de R$ 2 mi na fintech Baasic

Em busca de crescimento no mercado financeiro e aumento de recursos no portfólio, a Deal…

10 horas ago

Joe Biden assina lei que pode banir TikTok dos EUA

[Atualização às 13h10] Conforme o esperado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a…

11 horas ago