42% das empresas com capital aberto no Brasil estão vulneráveis a ciberataques

Estudo do Grupo Daryus mostra que 49% das organizações operam com plano de segurança básico (ou sem plano algum)

Author Photo
4:45 pm - 11 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Pouco mais de quatro a cada 10 empresas brasileiras de capital aberto (ou 42%) estão vulneráveis a ciberataques. Isso se deve à falta de proteção adequada para sistemas de controle industrial e tecnologias operacionais. É o que indica um estudo – chamado  Panorama Cyber Insights feito pelo Grupo Daryus.

Embora compreendam os riscos da ausência de uma estratégia robusta de cibersegurança, 49% das organizações operam com plano de segurança básico (ou sem nenhum tipo de plano).

“Esse tema deve ser abordado com mais frequência dentro das empresas, pois impacta diretamente a saúde dos negócios. Companhias que ainda não reconheceram a importância da proteção podem enfrentar crises financeiras e de reputação graves”, diz Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus.

Leia também: “IA generativa não é estratégia fim por si só”, diz André Novo, líder do SAS no Brasil

O Panorama também identificou que ataques cibernéticos podem causar danos de US$ 10,5 trilhões até 2025, aumento de 300% em relação à 2015. Organizações que adotam um sistema básico de cibersegurança direcionam esforços apenas para seguirem a legislação vigente, sem se preocupar de verdade sobre as ameaças e estragos que esses crimes cibernéticos são capazes de causar.

A análise prevê ainda que nos próximos dois anos, 45% de organizações globais serão impactadas de alguma forma por ataques de cadeia de suprimentos (supply chain).

O levantamento foi realizado pelo Grupo Daryus entre maio e junho de 2024.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!   

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.