3 etapas para a resiliência cibernética com base na confiança digital

Relatório da consultoria global KPMG mostra caminho para um pensamento sistêmico de proteção

Author Photo
2:26 pm - 26 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Um relatório divulgado recentemente pela consultoria KPMG elencou três etapas essenciais para ajudar as empresas a alcançarem a chamada confiança digital. O levantamento também apresenta três perguntas que podem transformar a eficiência e a segurança do ecossistema digital.

“A disseminação de produtos inteligentes e das tecnologias da informação e operacional, associada a um cenário de ameaças em expansão, exigências regulatórias em evolução e dependência de redes de fornecedores, torna primordial a necessidade de resiliência cibernética em todos os ecossistemas”, diz sócio-líder de segurança cibernética e privacidade da KPMG no Brasil e na América do Sul, Leandro Augusto.

Leia também: 10 líderes e CEOs mulheres que fazem a diferença na tecnologia

As três etapas essenciais do pensamento ecossistêmico são as seguintes:

1ª etapa: abordagem integrada

As empresas devem ter uma visão completa do próprio sistema, pois não são entidades autônomas e partem de redes interconectadas que podem atravessar fronteiras setoriais e fornecer novas oportunidades de inovação, eficiência, crescimento e colaboração digital.

2ª etapa: estratégia coletiva e de longo prazo

Impulsionadas pela necessidade de compartilhamento de informações, as tecnologias de confiança, tais como as que melhoram a privacidade e blockchain, viabilizam e estimulam a colaboração entre os parceiros do ecossistema, o que beneficiará as organizações envolvidas, diz a consultoria.

3ª etapa: confiança digital

Proporciona um planejamento preciso e convincente e destaca a necessidade de aprimorar a adaptabilidade e a resiliência entre as redes digitais. A dependência de uma estrutura e linguagem comuns estimula a colaboração, consistência e confiança ao mesmo tempo em que reforça as defesas do sistema contra ameaças.

Três perguntas fundamentais

São as seguintes:

  1. Como a organização utiliza a confiança digital para reforçar a resiliência e mitigar novos riscos em relacionamentos com terceiros e na cadeia de suprimentos mais ampla?
  2. Quais são as expectativas dos clientes e demais envolvidos em relação à confiança digital e como você as atende hoje e no futuro?
  3. Como a confiança digital pode servir como um diferencial-chave e melhorar a reputação da marca em regiões ou setores nos quais as soluções confiáveis são a norma?

O estudo pode ser acessado nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.