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3 coisas que candidatos a vagas de emprego na Amazon precisam saber

“Elevar os padrões em nossa abordagem de contratação foi, e continuará a ser, o elemento mais importante do sucesso da Amazon.com”. Jeff Bezos escreveu isso na Carta aos Acionistas logo após a abertura do capital da Amazon, em 1998.

Alto padrão de contratação, para uma alta expectativa de qualidade de serviço. Não à toa, seu sucesso financeiro levou inúmeros autores a escreverem artigos sobre o seu caso de sucesso, como Judith Humphrey, escritora, empresária e colunista da Fast Company. Para a autora, a chave do sucesso de Bezos é o conjunto de práticas de contratação da empresa.

Qualquer candidato a uma vaga de emprego na Amazon deve perceber que as expectativas são altas, os candidatos a emprego devem estar cientes das qualidades que a empresa examina, alerta Humphrey. O próprio Bezos reconhece: “Não é fácil trabalhar aqui”.

Enquanto a Amazon se prepara para contratar mais de 100.000 funcionários nos Estados Unidos e Canadá nos próximos meses, Humphrey destaca em seu artigo três questões amplas que Bezos estabeleceu em sua Carta aos Acionistas e que ainda são consideradas pela empresa:

1. Esta é uma empresa que admiramos?

Bezos disse que procura pessoas que sejam mais do que simplesmente competentes. “Sempre tentei muito trabalhar apenas com pessoas que admiro”, observa Bezos. “Se você pensar nas pessoas que admirou em sua vida, provavelmente são pessoas com as quais você aprendeu ou deu um exemplo”.

Indivíduos admiráveis que ele observa em entrevistas, estão “certos”, mas também são bons ouvintes e estão dispostos a mudar de ideia.

Como ele diz: “As pessoas mais inteligentes estão constantemente revisando seu entendimento, reconsiderando um problema que pensaram já ter resolvido. Eles estão abertos a novos pontos de vista, novas informações, novas ideias, contradições e desafios à sua própria maneira de pensar”.

As perguntas da entrevista testam essa qualidade. Eles incluem: “Conte-me sobre uma vez que você recebeu um feedback que o fez mudar sua estratégia”.

Os profissionais que se candidatam a empregos na Amazon precisam mostrar que estão abertos a novas ideias, que responderam às ideias de seus colegas e que as soluções que colocaram em prática são resultado do pensamento colaborativo.

2. Esta pessoa aumentará a eficácia do grupo?

Bezos busca candidatos que vão fortalecer a organização. “Queremos combater a entropia”, explica ele. “A barra tem que subir continuamente. Peço às pessoas que visualizem a empresa daqui a cinco anos. Nesse ponto, cada um de nós deve olhar ao redor e dizer: ‘os padrões são tão altos agora – cara, estou feliz por ter entrado quando entrei!’”

Ao entrevistar os candidatos, a Amazon traz árbitros de funcionários (chamados de “levantadores de barra”) que avaliam como o candidato irá aprimorar a cultura corporativa.

Eles observam como esse indivíduo está de acordo com os 14 princípios de liderança da Amazon. Qualquer pessoa que esteja se preparando para uma entrevista deve dominar esses princípios e ter histórias que mostrem como suas qualificações se encaixam nessa filosofia.

Os recrutadores perguntarão aos candidatos como eles impulsionam a mudança em seu grupo. Uma pergunta que eles costumam fazer é: “quais métricas você usa para impulsionar a mudança?” ou “descreva uma situação em que você teve que tomar uma decisão sem dados”.

3. Esta pessoa é uma “superstar”?

Uma terceira qualidade que a Amazon busca nos candidatos a empregos é a capacidade de ser uma “superstar”.

Bezos explica na mesma carta aos acionistas: “Muitas pessoas têm habilidades, interesses e perspectivas únicas que enriquecem o ambiente de trabalho para todos nós. Muitas vezes é algo que nem mesmo está relacionado ao trabalho deles”. Ele observa, por exemplo, sua empolgação por ter contratado um campeão nacional do Spelling Bee.

As “estrelas”, para Bezos, podem ser “rebeldes”, “um pouco radicais, um pouco rebeldes”, como ele explicou em um discurso de 2018. Um dos 14 princípios de liderança da Amazon é que “os líderes pensam de maneira diferente e procuram maneiras de atender aos clientes”. Os Mavericks veem as coisas “com novas lentes” – a chave para inovar.

Os recrutadores da empresa podem perguntar aos candidatos: “A Amazon é uma empresa peculiar. O que há de peculiar em você?”, ou eles podem jogar isso em um candidato a emprego:

“Jeff Bezos entra em seu escritório e diz que você pode ter um milhão de dólares para lançar sua melhor ideia empreendedora. Qual seria?”. Os melhores candidatos mostrarão de alguma forma que são diferentes – que “são superstars”.

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