Categories: Notícias

Nokia busca novo CEO, afirma WSJ

A fabricante finlandesa de telefones Nokia estaria procurando um executivo para ocupar o cargo de CEO. A notícia foi veiculada pelo jornal The Wall Street Journal nesta terça-feira (20/7). Procurada pela redação, a fabricante informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “devido às políticas internas, não comenta sobre especulações ou rumores do mercado”.

O atual CEO, Olli-Pekka Kallasvuo, permanece no cargo, mas enfrenta fortes críticas sobre suas estratégias para ganhar força no mercado de smartphones.

Embora a Nokia continue liderando o mercado geral de celulares, com 40% de share global, a companhia tem tido dificuldades para obter sucesso em modelos mais sofisticados, sobretudo, pela forte concorrência da Apple e dos aparelhos que rodam o sistema operacional móvel Android.

Fontes ouvidas pela publicação norte-americana afirmam que a Nokia estaria buscando um novo líder nos Estados Unidos, tendo sondado o CEO de uma grande companhia de tecnologia por lá.

Como lembra o Wall Street, Kallasvuo está como CEO da companhia desde 2006, um ano antes da chegada do iPhone.

Diversos analistas de mercado afirmam que a fabricante precisa encontrar uma forma de atrair desenvolvedores para sua plataforma e, assim, competir em pé de igualdade com Google e Apple no quesito conteúdo disponível. Uma das apostas da Nokia é o sistema operacional MeeGo, que surge de uma parceria da empresa com a Intel. A expectativa é que os primeiros modelos cheguem ainda neste ano ao mercado.

Em visita ao Brasil em março deste ano, Anssi Vanjoki, vice-presidente de mercados da Nokia, afirmou que o primeiro modelo a rodar o sistema seria o N900, além disso, o executivo frisou que o Meego seria voltado para smartphones mais sofisticados, enquanto o Symbia ficaria disponível para toda a linha de celulares Nokia, além de ter uma função específica na popularização dos smartphones, já que rodaria em modelos mais simples.

=> Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web

e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.   

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

12 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

12 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

13 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

13 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

14 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

14 horas ago