Notícias

Natura aposta em social selling e acelera inclusão digital

A Natura, maior multinacional brasileira de cosméticos, teve de acelerar suas evoluções no digital para se adequar ao novo cenário imposto pela covid-19. Dona de uma rede com 1,8 milhão de consultoras no Brasil e demais países da América Latina, colocou no ar o Social Selling, que foi escalado para seis países em apenas duas semanas.

O projeto, que promoveu a inclusão digital de suas fiéis escudeiras, as consultoras, gerou mais valor ao negócio e impacto no mercado por meio das redes sociais. Todo o esforço e criatividade levaram o Social Selling a conquistar o prêmio “As 100+ Inovadoras no uso de TI”, na categoria Bens de Consumo.

Para Luciano Abrantes, CTO e Digital Innovation Latam da Natura, que ingressou na empresa em 2010, assistir e participar da evolução da companhia para um modelo apoiado no digital, sempre pensado em colaboração com as consultoras, foi um grande aprendizado.

“E agora, estamos em uma nova era. Aceleramos o grau de digitalização da nossa rede digital nos últimos meses. Cerca de 90% das consultoras acessam hoje nossa plataforma digital. O Social Selling foi lançado há poucos meses e 40% delas já estão usando. O WhatsApp é utilizado por 82% para se comunicar com seus clientes e 21% para vendas”, comemora.

Mas o executivo não esconde que vencer o primeiro impacto da pandemia foi desafiante. Da noite para o dia, boa parte da rede de consultoras viu suas rendas despencarem como consequência do isolamento, segundo Abrantes. “Criamos um comitê de crise para discutir ações emergenciais. Procurei acalmar as pessoas destacando que tínhamos tudo do que precisávamos para dar prosseguimento aos negócios de maneira digital. Precisávamos apenas acelerar.”

Nessa jornada de estratégia emergencial, Abrantes relata que quem tinha dificuldade de criar seu próprio e-commerce, contava com a ajuda da assistente virtual; a revista digital que estava em andamento foi adotada e então as atividades começaram a ser retomadas. “Mais do que isso, perceberam que poderiam agilizar vendas nesse novo modelo.”

Leia a matéria completa em IT Forum

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

2 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

3 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

4 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

5 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

6 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

7 horas ago