Categories: Notícias

Modas do Sped não fazem a cabeça da ALL

Na opinião de Thaís Lasmar Falqueto, gerente de TI da América Latina Logística (ALL), quanto menos mexer nos sistemas para o Sped (Sistema Público para Escrituração Digital), melhor. “Usaremos o standard do fornecedor de ERP”, resume a executiva. A companhia adotou como principal arma para adequação à regulamentação fiscal os pacotes de atualização disponibilizados pela SAP, seguidas de testes e ajustes pontuais nas tecnologias afetadas.

A posição de manter a ferramenta no modo padrão defendida por Thaís conecta-se, ainda, à importância e facilidade garantida às empresas de auditoria que acessam os sistemas. “Não vemos o Sped como bicho de sete cabeças”, desmistifica a gerente, que aconselha seus pares a evitar as modas que vieram no embalo da regulamentação. Segundo a executiva, tem coisas na TI que são meio mitos.

Os pacotes de atualização para o Sped Contábil ainda não foram aplicados na ferramenta. “Estamos aguardando a resposta da SAP”, aponta a executiva para a obrigatoriedade que entra em vigor em julho.

A ALL começou a preparar-se para a escrituração digital em 2007, participando – junto com outras seis empresas do setor – de um projeto piloto para montar e definir o escopo do projeto de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). Isso permitiu à ALL ver como a operação estava estruturada para desenhar a solução mais aderente. “Percebemos bastante alteração na forma de operar”, alerta Thaís.

No conceito, o CT-e é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, para documentar uma prestação de serviços de transportes, validado por meio de assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

Mas, até a data de apuração da reportagem, uma nuvem pairava sobre os rumos da regulamentação. “Não sabemos direito como a obrigação irá se comportar na prática”, comenta a executiva. Mesmo assim, a expectativa de Thaís é que o Sped traga benefícios às empresas de logística.

Leia mais

Especial do IT Web sobre Sped

Leia a reportagem especial sobre Sped na edição de 212 da InformationWeek Brasil.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

8 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

9 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

10 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

10 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

11 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

12 horas ago