Categories: Notícias

Migração para nuvem pública exige cautela, alerta Gartner

Cautela e boa análise para migração para o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês). É o que recomenda o Gartner aos CIOs que buscam enviar suas cargas de trabalho para a nuvem.
O instituto de pesquisas lembra que IaaS oferece mais funcionalidades do que uma estrutura interna de TI, em especial quando combinada a uma plataforma como serviço (PaaS). Contudo, alerta, investir nesse tipo de solução pode não ser economicamente satisfatório para aquelas empresas que preferem (ou precisam) reduzir suas despesas com TI.
O Gartner recomenda que CIOs que consideram a migração de cargas de trabalho existentes em modelos orientados para a eficiência e a segurança para a nuvem pública IaaS devem ser céticos quanto aos benefícios da migração se o negócio for relativamente estático e com pouca necessidade de agilidade de TI.
“A infraestrutura e os aplicativos raramente mudam, novos aplicativos raramente são inseridos no data center ou o domínio existente de um modelo que funciona de forma eficiente e estável e a empresa de TI precisa se concentrar em um segundo modelo orientado para a agilidade e para outros projetos totalmente novos”, afirma o Gartner.
Além disso, é preciso avaliar cuidadosamente os desafios da implementação: se a empresa possui muitos usuários em localizações com conectividade de Rede de Longa Distância (Wide Area Network – WAN) fraca para provedores de nuvem IaaS, se a companhia está em locais geográficos onde os requisitos não estão bem servidos pelos principais provedores de IaaS, ou se um número significativo de aplicativos tem requisitos de localização que criariam complexidades de integração.
É necessário ainda discutir as prioridades de TI e da empresa no Conselho Administrativo, com o reconhecimento de que os projetos de migração do Data Center são disjuntivos, e que pode haver benefício limitado se não houver uma transformação significativa de TI. Além disso, outra recomendação do Gartner é colocar cargas de trabalho individuais conforme o uso em uma Nuvem Pública de IaaS, mesmo em pequena escala, quando há obrigação técnica ou é benéfico para a empresa.

Recent Posts

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

1 hora ago

SpaceX planeja 120 lançamentos anuais na Flórida, preocupando as concorrentes

A SpaceX, liderada por Elon Musk, está planejando lançar seu foguete Starship até 120 vezes…

2 horas ago

Criptomoedas: Silvergate Bank é acusada de fraude bilionária por agência reguladora dos EUA

O Silvergate Bank está no centro de um escândalo financeiro após a Comissão de Valores…

3 horas ago

5 dicas para usar de forma efetiva a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) foi considerada a palavra do ano de 2023 pelo dicionário inglês…

4 horas ago

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

20 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

21 horas ago