Categories: Notícias

Microsoft quer melhorar imagem do IE arranhada por versões anteriores

As últimas versões do Internet Explorer têm sido relativamente bem recebidas, em parte ao aumento do investimento da Microsoft em padrões da Web e suporte ao desenvolvedor. No entanto, o IE continua a ser, em diversos aspectos, uma marca arranhada por versões mais antigas, que continham bugs e ofereciam menos segurança aos usuários.

De acordo com a Net Applications, empresa de monitoramento na web, as versões do IE são responsáveis por de 58% de todo o tráfego de PCs na web – mas apenas 28% desses usuários (e apenas 16,9% dos usuários de PC em geral) usam o IE 11, a versão mais recente do navegador. Mais de 44% dos usuários do IE utilizam as versões IE 8 ou anteriores. Sem contar que seu rival Chrome, o navegador do Google, registrou o dobro do crescimento de market share no ano passado.
As versões mais antigas do IE deixaram uma má reputação ao navegador e, mesmo que edições mais recentes sejam melhores, muitos usuários continuam a usar e reclamar das versões antigas. Graças à fragmentação do usuário e à falta de atualização, recursos melhores e mais recentes do IE não estão atingindo uma massa crítica de usuários.
Recentemente, o engenheiro do IE, Jonathan Sampson, admitiu que a Microsoft considerou fazer o remodelamento da marca do navegador para distanciar as versões mais recentes de suas antecessoras. O movimento tem sido sugerido internamente, segundo ele, uma vez que diversas ideias estão em discussão na empresa para conseguir separar a marca de percepções negativas que já não refletem o produto atualmente.

Analistas têm se perguntado durante muitos anos se a imagem do IE pode ser reconstruída. Já a Microsoft adotou uma variedade de táticas, como campanhas endereçadas a seus usuários, para persuadi-los a atualizarem suas versões mais antigas.
Desde então, o ritmo de melhorias só acelerou, um ponto que os engenheiros responsáveis pelo navegador IE têm enfatizado. O patch lançado este mês adicionou novas ferramentas F12 para desenvolvedores, por exemplo. A empresa também planeja acrescentar suporte para mais extensões do navegador, o que poderia acabar com uma das deficiências mais notáveis do IE em relação a concorrentes como Chrome e Firefox.
A Microsoft anunciou recentemente que a partir de 2016, lançará atualizações de segurança apenas para a edição mais recente do IE em qualquer sistema. A companhia também informou que, a partir do próximo mês, começará o bloqueio de plug-ins ActiveX desatualizados no IE. Como muitas versões mais antigas do navegador estão vulneráveis a ataques cibernéticos, tais movimentos poderiam ajudar a tornar o browser da Microsoft mais seguro.
As tentativas da Microsoft de convencer usuários do Windows XP a atualizarem seus sistemas operacionais também basearam-se no argumento da maior segurança encontrada em seus produtos mais recentes. Mesmo com os esforços dedicados à campanha – e quatro meses depois de cessar as atualizações de segurança – cerca de um quarto dos usuários de PC ainda usam o XP.
A companhia tem tentado acomodar os clientes que não conseguem fazer o upgrade facilmente. Um exemplo é o modo corporativo do IE 11, que permite às empresas usar um ambiente de modo seguro para executar aplicativos antigos construídos para o IE 8.
O CEO Satya Nadella disse que a forma escolhida pela Microsoft para incentivar os clientes a usarem as versões mais recentes de seus produtos é através do fornecimento do software em diversas plataformas – como o Office para iPad. No entanto, questionado sobre os dos planos disponibilizar o IE para iOS ou Android, o time à frente do IE foi enfático: “Neste momento, estamos focados em construir um bom navegador móvel para Windows Phone”, responderam durante entrevista ao Reddit. A Microsoft apoia algum desenvolvimento do IE em OS X, mas não lançou uma versão do navegador para Mac em mais de uma década.

Recent Posts

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

15 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

16 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

17 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

18 horas ago

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

19 horas ago

Setor de tecnologia lidera expectativas de contratações no Brasil no 3º trimestre

Uma pesquisa de expectativas sobre o cenário de empregos no Brasil, relativa ao terceiro trimestre…

21 horas ago