Categories: Notícias

Microsoft muda gerência do Windows Phone

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, pediu a Andy Lees, chefe da divisão do Windows Phone, para mudar suas responsabilidades e o tirou da rotina diária de execução de operações. Ele ainda tem algumas responsabilidades na divisão, mas no momento o vice-presidente Terry Myerson ficará responsável pelas funções de Lees.

Lees está com a Microsoft desde 1990. Há três anos ele passou a gerenciar o grupo de dispositivos móveis, que, na época, incluía a plataforma. O desenvolvimento do Windows Phone 7 já era realizado, mas nem mesmo o Windows Mobile 6.5 havia sido lançado. Ele também tomou a frente do projeto telefone Kin, tirando o controle do grupo Premium Mobile Experience. Esse projeto não foi nada bem.

O AllThingsD disse que Lees continuará a responder para Ballmer. O CEO afirmou que o novo papel de Lees será “trabalhar com foco em conseguir o máximo impacto em 2012 com o Windows Phone e Windows 8”.

A parcela da Microsoft no mercado de telefone não mudou muito desde que o WP foi lançado em 2010. De fato, ela decresceu, conforme as pessoas abandonaram seus Windows Mobile e não adotaram o sistema operacional móvel.

Myerson, que é chefe do grupo de engenharia do Windows Phone, ocupará o cargo de Lees na área de marketing, estratégia, etc.

Com certeza, 2012 é o ano de sucesso ou fracasso da Microsoft na arena de telefones. O Windows Phone está no mercado há mais de um ano e sua grande atualização – o Mango – deu à plataforma grandes recursos, como a multitarefa. A plataforma recebeu ótima críticas por seu design intuitivo, pelo Live Tiles, pela interface Metro e pela integração com rede social out of the box.

Esse ano também vimos a gigante Nokia abandonar seu Symbian para adotar o Windows Phone. O primeiro dispositivo Nokia com o Windows Phone – o Lumia – foi lançado na Europa em novembro.

Mas as críticas positivas, recursos excelentes e grandes parceiros em hardware não levantaram às vendas. Teremos que aguardar para ver se haverá algum impacto referente a essa mudança de gerencia, no que se refere à parcela de mercado do WP.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini

 

 

Recent Posts

Marvell entra no S&P 500 e reforça protagonismo de fornecedores da infraestrutura de IA

A Marvell Technology passará a integrar o índice S&P 500 a partir de 22 de…

5 horas ago

Apple chega à WWDC pressionada a provar estratégia de IA em momento de transição

A Apple iniciou na última sexta-feira (5) sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2026,…

5 horas ago

Martin Scorsese fecha parceria com startup de IA e entra no debate sobre tecnologia criativa em Hollywood

Martin Scorsese anunciou parceria com a Black Forest Labs, startup de inteligência artificial generativa especializada…

6 horas ago

É possível expandir e ser sustentável? O paradoxo dos data centers no Brasil

Inteligência artificial (IA), processamento e treinamento de dados, estes são alguns dos elementos mais falados…

7 horas ago

Plataforma da SAP apoia seleções classificadas para a Copa do Mundo

A inteligência artificial vem ampliando sua presença no esporte de alto rendimento e já ocupa…

8 horas ago

Assa Abloy contrata Rogério Kussano como diretor de TI para a América Latina

Rogério Kussano é o novo diretor de tecnologia da informação para a América Latina da…

10 horas ago