Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou uma lista de 30 marcas que os cibercriminosos mais usam como “isca” em ataques feitos por e-mail. O objetivo é enganar as vítimas para que cedam credenciais ou outras informações sensíveis.
Ao longo de um mês (entre março e abril de 2024), os pesquisadores detectaram o uso enganoso de grandes marcas, do mundo da tecnologia ou não, para criar um ranking com as 30 mais usadas para ataques de impersonificação, como são chamados.
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As 10 preferidas pelos criminosos são, na ordem, Microsoft, DocuSign, Amazon, Nortonlifelock, PayPal, Chase, Geek Squad, Home Depot, Adobe e Instagram. As demais estão no gráfico logo abaixo. Veja:
Segundo a Cisco Talos, as descobertas indicam necessidade de vigilância intensificada e medidas proativas. As empresas precisam treinar os funcionários para identificarem golpes por e-mail, diz a empresa.
Ao capacitar os usuários a identificar anomalias na comunicação e reconhecer canais legítimos, as empresas e as pessoas físicas podem reduzir significativamente sua suscetibilidade a ataques de impersonificação de marca, diz a empresa.
A pesquisa completa está publicada em um blog post no site da Cisco Talos.
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