Notícias

Microsoft deve eliminar uso de senhas para desbloqueio

A Microsoft vê um futuro sem senhas no Windows 10 Insider Build 17093, pelo menos para os usuários do Windows 10 S. Sem alarde, a empresa minimizou o uso das senhas em troca de códigos PIN, sensores de impressão digital e até mesmo reconhecimento facial.

Mas realmente acabar com elas de uma vez no Windows 10 S é uma das principais mudanças que devem fazer parte da próxima atualização do sistema, de codinome Redstone 4 (e que deverá ser chamada de Spring Creators Update), com lançamento previsto para acontecer entre o fim de março e início de abril.

A build 17093, que foi liberada pela companhia nesta quarta-feira, 7/2, também inclui novas configurações gráficas para diversas GPUs, melhorias no rastreamento ocular, conexões mais rápidas via Bluetooth, entre outras novidades.

Windows 10 S deixa senhas de lado

Em outubro do ano passado, um dos recursos escondidos dentro do Windows 10 Fall Creators Update era um mecanismo para eliminar senhas e as substituir por um app autenticador – mas esse recurso não fazia realmente nada na época. Agora ele faz.

Uma senha, obviamente, é a maneira tradicional de acessar o Windows – mas é sempre um incômodo ter ficar lembrando e mudando. No Windows 10, a Microsoft implementou alguns atalhos para isso, incluindo usar um código PIN curto ou fazer login com o seu rosto ou impressão digital por meio do Windows Hello. Mas configurar essas opções também exigia uma senha.

Agora a Microsoft está usando o seu Authenticator App para iOS e Android, que cria um código de 8 dígitos por minuto que é ligado de forma exclusiva ao seu smartphone. Pode não substituir uma senha única e forte, mas um invasor teria de ter acesso ao seu celular protegido e ao seu PC. Para configurar o Windows Hello ou o uso do PIN, você só precisará do código enviado pelo aplicativo – em vez da senha.

Apesar de essa ser uma versão Insider do sistema – o que significa que ainda pode passar por mudanças – a Microsoft indica que essa é uma decisão definitiva. “Com as mudanças nesta build, o seu PC Windows 10 S deixará automaticamente a sua experiência livre de senhas”, afirmou a empresa de Redmond em seu blog. Mas para usar esse recurso, vale lembrar, é preciso possuir um smartphone.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

7 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

9 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

9 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

11 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

12 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

13 horas ago