Notícias

Microsoft afia armas para marcar presença na virtualização

A Microsoft revelou planos de se tornar uma competidora importante no mercado de software de virtualização, caminhando para fazer frente às líderes estabelecidos nesse segmento, como a VMware.

Os planos anunciados na segunda-feira (21/01) incluem a aquisição de uma start-up, a Calista Technologies, cuja tecnologia gráfica foi desenhada para melhorar a experiência do usuário final no acesso ao desktop com Windows através de um servidor remoto, segundo a Microsoft.

A companhia também liberou alguns dos termos de seu processo de licenciamento relativo à virtualização. Os consumidores que usam as edições do Vista Home Basic e Home Premium poderão rodar o sistema operacional em um ambiente virtual, explicou a Microsoft. Ela também anunciou novos preços de licenciamento para usuários corporativos.

Além disso, a Microsoft estendeu sua parceria com a Citrix Systems para fazer com que o software de virtualização Xen dessa companhia trabalhe melhor com os sistemas para desktop e servidor da Microsoft, informaram as empresas.

A virtualização separa o software do hardware dentro de um computador, permitindo que a máquina seja usada de forma mais flexível. A tecnologia permite que vários sistemas operacionais rodem no mesmo computador, por exemplo, em aplicações diferentes, e permite que aplicações possam ser trocadas entre computadores mais facilmente para ampliar o uso do hardware.

Apesar de disponível há décadas, só recentemente a virtualização ganhou popularidade, com a adaptação feita pela VMware para máquinas x86. A Microsoft ainda não é um nome de destaque na virtualização, mas pretende mudar esse panorama. Recentemente, a Apple lançou a virtualização em seus desktops Macintosh para que os usuários possam rodar Mac OS e Windows na mesma máquina.

A estratégia da Microsoft será oferecer uma ampla gama de produtos de virtualização, incluindo softwares para gerenciamento de desktops e  servidores “a preços competitivos”, afirmou a empresa.

Para as companhias que assinam o pacote de manutenção Software Assurance, os planos incluem o direito de uma assinatura anual de 23 dólares para o software de virtualização de desktop, informou a empresa.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

11 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

11 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

12 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

13 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

14 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

15 horas ago