Categories: Notícias

Mercado global de serviços de cloud pública cresce 17% em 2016

O mercado global de serviços de cloud pública irá aumentar 17,2% em 2016, alcançando total de US$ 208,6 bilhões no período, contra 178 bilhões em 2015. De acordo com o Gartner, o maior crescimento virá de ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), projetado para crescer 42,8% neste ano. 

Ofertas de software como um serviço (SaaS, na sigla em inglês), um dos maiores segmentos do mercado global de serviços de nuvem, deverá crescer 21,7% em 2016, atingindo US$ 38,9 bilhões.

De acordo com Sid Nag, diretor de pesquisa do Gartner, o crescimento da nuvem pública é apoiada pelo fato de que organizações estão economizando 14% dos seus orçamentos como resultado da adoção da nuvem pública – de acordo com levantamento realizado pelo Gartner.

No entanto, continua o especialista, “a aspiração para utilização de serviços em nuvem supera a adoção efetiva. Não há dúvida de que há grande apetite dentro das organizações para usar serviços em nuvem, mas ainda há desafios para as organizações sobre como fazer a mudança”, comenta, complementando que, mesmo com a alta taxa de crescimento, um grande número de organizações ainda não têm planos para usar esse tipo de serviço.

Dentre os principais impulsionadores para a adoção da nuvem pública está a modernização da TI, seguido por redução de custos, inovação, agilidade e outros benefícios. 

O foco na modernização da TI indica um uso mais sofisticado e estratégico de serviços de nuvem pública – eles não estão sendo usados apenas para reconhecer benefícios táticos de redução de custos e inovação, mas também para estabelecer um ambiente de TI mais moderno  e que pode servir como base estratégica para futuras aplicações e processos de negócios digitais.

Preocupações relativas à segurança e/ou à privacidade continuam a ser os principais inibidores para a adoção de nuvem pública – apesar do forte histórico de proteção que essa tecnologia propõe e maior transparência dos principais provedores de nuvem.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

12 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

13 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

14 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

14 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

16 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

17 horas ago