Categories: Notícias

Melhoria de software: dois em cada três programas falham

Dois a cada três programas de melhoria de software falham por não ter estratégia claramente definida, segundo apontamento feito por Renato Volpe, sócio e consultor da ASR Consultoria e assistência em Qualidade. E o antídoto para esta fórmula de insucesso é a maturidade da liderança em relação à disciplina, continuidade de propósito e compromisso com a qualidade.

A maturidade da liderança, dentro de um processo onde a qualidade é a peça-chave para um posicionamento competitivo no mercado, passa também por não ter medo da mudança.

“Outra fator para o insucesso é não querer mudar”, explica Volpe. “O mundo muda e a empresa quebra. E isso não acontece apenas em pequenas empresas, mas nessas os efeitos são devastadores, mas nas grandes empresas também.”

Um dos fatores críticos no papel da liderança como agente impulsionador da melhoria de processos é a atualização dos líderes. Não se trata apenas de atualização tecnologia ou de novas certificações, segundo Volpe. A atualização é em relação ao que está acontecendo no mundo e no mercado como um todo.

E como conseqüência de não expandir o olhar, alguns líderes não têm condições de preparar suas empresas para o que está vindo.

Apesar de ser consultor, Volpe é enfático: uma consultoria não é a peça fundamental na preparação das condições onde a melhoria de processos acontece com excelência. “Só consultoria não resolve o problema. O líder tem que investir na capacitação dele e da empresa.”

O papel da consultoria passa a ser fundamental quando o objetivo é evitar que o aprendizado venha apenas através das crises. Algumas empresas aprendem a respeito da preparação para mudanças apenas durante solavancos e intempéries do mercado. Outras, mais prudentes, ouvem as orientações de profissionais que acumulam experiências na solução de alguns problemas.

Saiba mais:

Qualidade de software: padrão brasileiro MPS.BR mira México e América Latina

Salário do profissional de qualidade de software pode variar 1046,56% conforme experiência

Falta de profissionais de TI atrapalha melhoria de qualidade de software

ð        Você tem Twitter? Então, sigahttp://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recent Posts

Sberbank oferece IA soberana a países do Sul Global

O Sberbank, maior banco da Rússia, está oferecendo modelos de inteligência artificial (IA) a países…

14 horas ago

Palo Alto registra alta na procura por segurança em IA

A Palo Alto Networks registrou forte aumento na procura de clientes por orientações sobre segurança…

15 horas ago

iFood confirma vazamento de dados de 1,2 milhão de usuários

O iFood confirmou nesta terça-feira (03) o vazamento de dados cadastrais de aproximadamente 1,2 milhão…

16 horas ago

Sam Altman é convidado a participar do G7 na França

O CEO da OpenAI, Sam Altman, participará da cúpula do G7 na França em junho,…

16 horas ago

Segurança supera taxas e usabilidade como principal diferencial competitivo dos bancos

A segurança digital passou a ocupar posição central na decisão dos brasileiros ao escolher uma…

21 horas ago

93% das empresas brasileiras recorrem a modelos terceirizados ou híbridos para operar centros de segurança

A terceirização das operações de segurança cibernética vem se consolidando como estratégia predominante entre as…

22 horas ago