Notícias

Lojas Renner substitui nuvem da Google por Office 365

Pioneira no uso de cloud computing, a Lojas Renner começou a desbravar o universo da nuvem em 2010, com a adoção do Google Apps com o objetivo de conquistar maior disponibilidade e produtividade dos usuários. No entanto, diante da expansão dos negócios, a rede de lojas departamento de vestuário decidiu migrar para o Microsoft Office 365 para ampliar os benefícios.

“Temos um programa interno que busca possibilitar uma experiência de acesso à informação aos usuários de forma mais integrada. A solução da Microsoft de e-mails, calendário, conferências, colaboração, além de edição e compartilhamento de documentos via web com Word, Excel, PowerPoint na nuvem mostrou-se mais completa do que a anterior”, explica Leandro Balbinot, CIO da Lojas Renner.

De acordo com ele, atualmente, são 2,5 mil usuários do Office 365, entre eles gerentes de loja, pessoal do setor administrativo e comercial, e a ideia é ampliar o acesso em breve, garante. Também está prevista a integração da solução na nuvem com a tecnologia de Business Intelligence (BI) da Oracle.

O executivo aponta que a migração de uma nuvem para outra foi tranquila já que o modelo permite flexibilidade. O processo teve início no começo de janeiro deste ano e já foi completamente finalizado, relata. “Não temos de nos preocupar com a preparação de uma infraestrutura, um desafio que seria natural na atual fase de crescimento que vivemos”, observa.

“A solução em nuvem é abrangente e nos permitiu reduzir o uso de servidores internos. Também nos garante disponibilidade em comparação com uma estrutura dentro de casa”, relata o executivo.

Entre os benefícios, ele destaca os custos flexíveis, já que o pagamento é feito por usuário, integração com outros sistemas da empresa, como telefonia e dispositivos móveis.

Outra melhoria registrada do ponto de vista do usuário, prossegue, incluiu o aumento de produtividade, a simplificação de processos e o aprimoramento da qualidade do acesso.

Balbinot indica ainda como vantagem da mudança a disponibilidade de um leque de ferramentas voltadas para a gestão e o controle dos dados que trafegam na empresa, fazendo com que as áreas sigam as normas de compliance e estejam em linha com as regulamentações internas de segurança, confiabilidade e sigilo das informações.

Um exemplo de mudança na rotina após a migração para a nuvem da Microsoft, aponta, foi no fluxo de compra de peças para reposição nas lojas. No cenário anterior, envolvia-se o uso de diversos sistemas e planilhas e consumia até cinco dias para ser concluído. Agora, o tempo caiu para, no máximo, um dia.

Além da integração com o BI, o próximo passado da jornada de cloud da Renner será a implementação de uma rede social interna, por meio do SharePoint, para compartilhar e consolidar opiniões a respeito das futuras coleções. Segundo Balbinot, será possível envolver todos os gerentes das lojas e consolidar as contribuições. Além disso, espera-se implementar uma plataforma de comunicação unificada.

Recent Posts

Oracle supera projeções no trimestre, mas ações recuam com plano de captar mais US$ 40 bilhões para expansão em IA

A Oracle divulgou na última quarta-feira, 10, resultados acima das expectativas para o quarto trimestre…

15 minutos ago

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

14 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

14 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

15 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

16 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

16 horas ago