Linx quer empoderar jovens digitalmente com projeto social
Mais de 500 pessoas entre 16 e 29 anos já estão inscritas em cursos focados no empoderamento digital patrocinados pela Linx e realizados em organizações comunitárias apoiadas pela Recode
A Linx, especialista em tecnologia para o varejo, acaba de firmar parceria com a Recode, organização social com mais de 20 anos de atuação no campo do empoderamento digital. A iniciativa visa apoiar uma jornada formativa que mescla a aprendizagem por meio de uma plataforma on-line com dinâmicas presenciais conduzidas por educadores sociais formados na metodologia da instituição.
O programa, chamado Empodera Linx, beneficia jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Até o momento, 512 jovens já se inscreveram nos cursos, realizados em 26 organizações comunitárias reconhecidas pela Recode. A meta da parceria é que esse número chegue a 600 inscritos e 400 formados até julho de 2019.
Dentre os cursos oferecidos estão “Introdução ao Mundo Digital” e “Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto”. Do total de jovens formados, 120 serão selecionados para o curso “Aprendendo a Programar”, que é exclusivamente presencial, e para o “Hackeando seu Futuro”, que explora autoconhecimento, definição de metas e possibilidades da tecnologia como ferramenta de planejamento, com o intuito de estimular o jovem a criar soluções tecnológicas que favoreçam o desenvolvimento econômico e social em sua comunidade de origem. A formação aborda o uso ético e consciente das ferramentas digitais para a cidadania, além de desenvolver competências socioemocionais como comunicação e resolução de problemas.
“A parceria com a Recode reforça nosso compromisso de colaborar com a transformação do futuro de jovens por meio da tecnologia”, diz Pedro Moreira, CFO e diretor de Relações com Investidores e Sustentabilidade da Linx. Para Rodrigo Baggio, fundador e presidente da organização social Recode, “a aproximação com a Linx traz a credibilidade de uma empresa que entende do assunto para um movimento que nasceu para fortalecer o protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade social.”