Liderança

6 leituras recomendadas por executivos de tecnologia

Para quem busca novas sugestões de leitura, o IT Forum convidou líderes da indústria da tecnologia a compartilharem alguns livros que os inspiram. As recomendações escolhidas pelos executivos trazem lições de liderança, estratégias empresariais e foco no desenvolvimento pessoal. Confira abaixo:

Leia também: 10 livros que não podem faltar na lista de quem deseja empreender

Djalma Brighenti, gerente de TI Ford América do Sul

Febre do Panamá: A história de uma das maiores realizações do homem”, por Matthew Parker

“Recomendo uma leitura prazerosa, não relacionada ao universo da Tecnologia da Informação. Minha recomendação é ‘Febre do Panamá: A história de uma das maiores realizações do homem’, escrito por Matthew Parker, que conta a fascinante história da construção do canal do Panamá, em 1880, até a sua finalização, em 1914. São abordados os incríveis desafios de engenharia, climáticos e de saúde, neste último ponto principalmente relacionada às doenças da mata. Também retrata as histórias das pessoas que trabalharam na construção, de onde vieram e como eram suas vidas, e ainda descreve o ambiente geopolítico da época que muito influenciou as decisões técnicas e a formação do estado do Panamá”.

Júlio Costa, diretor de Serviços da MD2 Consultoria

Empresas Feitas para vencer”, por Jim Collins

“O livro é resultado de uma pesquisa intensa, que durou mais de 5 anos, e identificou as características comuns às empresas que conseguiram se destacar e manter um desempenho superior ao longo do tempo. O autor chama essas empresas de ’empresas feitas para vencer’ e as apresenta como exemplos a serem seguidos. Entre os conceitos apresentados no livro, destacam-se a importância da liderança visionária e humilde, o desenvolvimento de uma cultura forte e a construção de uma equipe de alta performance. Além disso, Jim Collins discute como essas empresas lidam com as mudanças no mercado e como conseguem manter a sua vantagem competitiva. Esses temas são muito relevantes para executivos de tecnologia, que atuam em um setor altamente competitivo e que está em constante evolução”

Marcel Valverde, General Manager da Unisys

Corruptíveis: O que é o poder, que tipos de pessoas o conquistam e o que acontece quando chegam no topo”, por Brian Klaas

“Usando como ferramentas de estudo entrevistas com líderes e ex-líderes de reputações bastante diversas, dos mais admirados aos mais abjetos, vasto leque de pesquisa de comportamento social e conceitos da antropologia, o autor estuda os efeitos do poder sobre os que o exercem buscando responder: ‘o poder corrompe ou ele atrai corruptíveis?’, ‘os sistemas de seleção de lideranças são mal projetados?’ , ‘o que ocorre física e mentalmente com pessoas que exercem liderança?’. A abordagem do tema é ampla e muito bem embasada, refletindo de forma inovadora sobre ‘lugares comuns’ de nossa cultura tais como: ‘o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente’”.

Luiz Figueira, diretor-geral de Desenvolvimento de Plataforma e Ecossistema para a América Latina na Nuvemshop

Inspirado: Como criar produtos de tecnologia que os clientes amam“, por Marty Cagan

“Como executivo da área de produto, eu já li muitos livros sobre desenvolvimento de produtos. Mas ‘Inspirado’, de Marty Cagan, se destaca por sua abordagem prática e baseada em experiências reais. Uma das ideias interessantes do livro é a importância de desenvolver uma mentalidade de produto, em que todos os membros da equipe estejam focados no sucesso do produto e na satisfação do cliente. Adicionalmente, o livro também oferece insights valiosos sobre como liderar equipes da área e criar uma cultura de colaboração e aprendizado. Se você quer saber como criar produtos inovadores que atendam às necessidades dos clientes, este livro é uma excelente recomendação.”

João de Valentin, diretor da AppDynamics para América Latina

Você aguenta ser feliz?: Como cuidar da saúde mental e física para ter qualidade de vida“, por Arthur Guerra e Nizan Guanaes

“Todas as organizações e equipes estão buscando alta performance. E, para isso, encontrar o equilíbrio da saúde física, mental e emocional é cada vez mais imprescindível. Nesse livro, Arthur e Nizan, de forma muitas vezes bem-humorada e ao mesmo tempo provocativa e profunda, nos convida a refletir e assumir a responsabilidade sobre a busca desse equilíbrio, que traz impactos positivos em todos nossos papeis na vida e nos levam a compreender que cuidar da saúde mental é como andar de bicicleta: exige esforço e movimento constantes, senão ela tomba. Em outras palavras, para viver bem, temos que trabalhar a nosso favor, sempre e sem parar. Essa responsabilidade é de cada um.”

Ricardo Kamel, managing director da HP no Brasil

O Líder sem status“, por Robin Sharma

“Conta de uma forma lúdica uma história sobre a visão que todo mundo que trabalha em uma empresa tem que ter para exercer sua liderança independente de seu cargo, de qual posição que ocupa, e sim como pode contribuir para o crescimento da empresa.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

3 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

3 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

3 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

3 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

3 dias ago