Notícias

Inteligência artificial está transformando os bots (e as pessoas)

Muitas são as aplicações de inteligência artificial (AI) usadas nas empresas, nos mais variados setores da indústria. Uma das utilizações mais comuns são os “bots”, mecanismos baseados em inteligência artificial e machine learning, que simplificam inúmeros processos que, normalmente, levariam horas se fossem desempenhados por mãos humanas. Só que até os bots estão sendo transformados por conta desse aprendizado de máquina. E, aqui, trata-se de um caminho sem volta.

Foi com essa constatação que Claudia Piunti, diretora de TI da Gerdau, e José Antônio Furtado, CIO da Nexa Resources, abriram um bate-papo sobre como a AI tem impactado o desenvolvimento dos bots, principalmente na automação de tarefas. Cláudia e Furtado participaram da 21ª edição do IT Forum, que acontece de 17 a 21 de abril, na Praia do Forte, Bahia.

Para os executivos, os bots chegam para facilitar o andamento de tarefas que até então eram muito complexas ou demandavam tempo desnecessário, mas que ainda assim são fundamentais para alterar toda a cadeia de negócios por mio da tecnologia, uma vez que a automação de atividades ainda não é adotada pela maioria das corporações. Para isso, ambos dizem ser preciso pensar justamente o contrário: primeiro, colocar a tecnologia no centro das atenções, para só depois colher os frutos desse impacto e investimento nos negócios.

Mais especificamente, a Gerdau realizou um novo processo de consulta de materiais para modificar como essas informações eram colhidas. Até então, não havia um uso intenso de recursos de inteligência artificial. Foi aí que entrou o Watson, o supercomputador da IBM, amplamente usado por companhias do mundo todo para ajudar a entender como procedimentos internos podem ser agilizados por meio da AI. O mesmo aconteceu com a Nexa, que implementou um sistema de AI capaz de auxiliar no gerenciamento de tarefas na companhia.

De acordo com Furtado, a inteligência artificial gera “novas possibilidades de receitas, elimina o trabalho manual, reduz a virtualização do trabalho, otimiza a produção com inteligência e torna as operações mais seguras”. “Por meio de múltiplos conhecimentos, criamos uma estrutura que atenda todas as demandas de negócio”, disse. “Também temos que ver o que é prioritário. E saber como vamos transformar as várias pessoas e talentos que ajudam no desenvolvimento dessas tecnologias”, complementa Claudia.

Embora a AI seja parte fundamental para o futuro desses processos tecnológicos, os executivos acreditam que a participação de pessoas, de humanos, também será um elemento crucial que ajudará na automação de tarefas. E que essas pessoas também passam por uma transformação de carreira.

“A perspectiva não é mais você começar em uma empresa e ficar dez, quinze anos atuando na mesma companhia. Há um propósito maior, em especial nos jovens que ingressam em uma nova oportunidade de trabalho. Por mais que queiramos colocá-los ‘dentro da caixinha’, são poucos os que aceitam essa condição”, explicou Claudia.

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

11 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

12 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

13 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

13 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

14 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

15 horas ago