Categories: Notícias

Intel e Motorola anunciam o Razr, primeiro smartphone x86 no Brasil

A Intel consolida sua entrada no mercado de smartphones brasileiro na noite desta quinta-feira (04/10), com a apresentação do smartphone Motorola Razr em evento que será realizado para jornalistas em São Paulo. Se, de um lado, a Motorola Mobility faz suspense quanto ao anúncio, do outro, a fabricante de processadores não se intimidou em informar o motivo da convocação da imprensa.
Este será o primeiro celular brasileiro criado com base em um processador x86, que é usado em computadores convencionais. Atualmente, os aparelhos são formatados na tecnologia ARM, que é mais leve e consome menos energia. ?A parceria entre Motorola e Intel permitiu a criação de um aparelho que une a alta performance e economia de bateria da arquitetura Intel com as inovações que a Motorola traz para a plataforma Android?, prometeu o comunicado.
Exatamente este último ponto sempre foi um fator impeditivo para a chegada de chips mais potentes a celulares: com mais capacidade de processamento, o consumo de energia é muito maior e a vida útil da bateria é reduzida drasticamente. De nada adianta robustez se a experiência do usuário não for agradável.
A chegada da arquitetura x86 em um ambiente multidispositivo ? computadores, tablets (alguns deles, como Surface Pro, da Microsoft) e smartphones (com essa nova perspectiva) ? teoricamente, acaba com o imbróglio de integração de aplicações entre diferentes devices e seu gerenciamento unificado.
A AMD, por exemplo, anunciou neste ano que com a criação da Fundação de Arquitetura de Sistema Heterogêneo (HSA, em inglês), a ideia é preparar a flexibilização do processo de produção de chips que abolirá a incompatibilidade de aplicativos e drives entre x86 e ARM. A fundação, que une, além das citadas acima,  Imagination Technologies, MediaTek e  Texas Instruments (TI), foca em quebrar as amarras que prendem o mercado de processadores.
A Intel anunciou sua intenção de entrar no mercado de smartphones durante a Consumer Electronics Show (CES), realizada em janeiro deste ano, em Las Vegas. Desde então, já foram apresentados modelos na China, com a Lenovo (modelo Android K800), na Índia, com a Lava (modelo  Xolo) e na Europa, com a Orange (modelo  Santa Clara) e mais recentemente com a Motorola (o mesmo Razr). O ponto em comum, além do processador, é o sistema operacional Android.
 

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

7 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

8 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

9 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

10 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

11 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

12 horas ago