Intel anuncia ex-VMware Pat Gelsinger como novo CEO

Executivo iniciou carreira na Intel, onde ficou por 30 anos. Gelsinger sucede Bob Swan, que fica no cargo até 15 de fevereiro

Author Photo
3:00 pm - 13 de janeiro de 2021

A Intel anunciou nesta quarta-feira (12/01) a contratação de Pat Gelsinger, importante executivo da indústria, ex-CEO da VMware e da EMC, para assumir o cargo de CEO da companhia. Gelsinger assume a nova posição no dia 15 de fevereiro, sucedendo Bob Swan que permanece na gigante de chips até a mencionada data. Gelsinger também se juntará ao conselho de administração da Intel.

Veterano do setor de tecnologia, Gelsinger possui mais de quatro décadas de experiência em tecnologia e liderança, incluindo 30 anos na Intel, onde começou sua carreira.

“Pat é um líder de tecnologia comprovado com um histórico distinto de inovação, desenvolvimento de talentos e um profundo conhecimento da Intel”, destacou Omar Ishrak, presidente independente do conselho da Intel, em comunicado à imprensa. “Ele continuará uma abordagem de liderança cultural baseada em valores com um hiper foco na execução operacional”.

No mesmo comunicado, Ishrak afirma que o conselho da Intel, após cuidadosa consideração, concluiu que “agora é o momento certo para fazer essa mudança de liderança”. No documento, a companhia, entretanto, destaca que o anúncio não tem relação com o desempenho financeiro da Intel em 2020. No terceiro trimestre do ano passado, a Intel viu sua margem de lucro enxugar. No total, para o período, registrou lucro de US$ 4,28 bilhões, porém com um recuo de 28,6% em comparação ao mesmo período de 2019.

“A Intel espera que sua receita e EPS do quarto trimestre de 2020 excedam sua orientação prévia fornecida em 22 de outubro de 2020. Além disso, a empresa fez um grande progresso em sua tecnologia de processo de 7nm e planeja fornecer uma atualização quando reportar seus resultados completos do quarto trimestre e do ano inteiro de 2020, como previamente programado para 21 de janeiro de 2021”, informou a companhia.

“Estou entusiasmado em voltar e liderar a Intel neste momento importante para a empresa, nossa indústria e nossa nação”, disse Gelsinger. “Tendo começado minha carreira na Intel e aprendido aos pés de Grove, Noyce e Moore, é meu privilégio e honra retornar nesta capacidade de liderança. Tenho uma enorme consideração pela rica história da empresa e pelas poderosas tecnologias que criaram a infraestrutura digital mundial. Acredito que a Intel tem um potencial significativo para continuar a remodelar o futuro da tecnologia e espera trabalhar com a incrivelmente talentosa equipe global Intel para acelerar a inovação e criar valor para nossos clientes e acionistas.”

Gelsinger atuou como CEO da VMware desde 2012, onde transformou significativamente a empresa em uma reconhecida líder global em infraestrutura de nuvem, mobilidade corporativa e segurança cibernética, quase triplicando o faturamento anual da empresa. Antes de ingressar na VMware, Gelsinger foi presidente e diretor de operações da EMC.

A Intel não informou o destino de Bob Swan. No comunicado, Ishrak destaca que Swan “deixa a Intel em uma forte posição estratégica e financeira” e agradeceu por sua orientação enquanto trabalha com Pat para garantir a transição de liderança.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.