Integração BI, BA e ERP: o que você precisa saber

A avaliação é Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, empresa especializada em soluções de Business Intelligence e Business Analytics. “O mais curioso é que, apesar de tanto se falar no assunto, não são todas as empresas que realmente promovem esta integração. Provavelmente, por desconhecer as vantagens deste alinhamento”, afirma o especialista.

Scheibler afirma que há como comprovar o valor da integração proposta entre os sistemas, e que tal valor se traduz em ganho para todas as áreas do negócio.

Uma dessas provas, segundo o CEO, é o estudo Panorama Mercado de ERP no Brasil, que mostrou que, em 2017, 44% das empresas fizeram investimentos em ERP, seja adquirindo um novo, fazendo upgrade do sistema para a versão mais atual ou comprando novos módulos.

Já em BI, Analytics e Big Data, só no Brasil a previsão é que sejam investidos US$ 965 milhões em 2018, de acordo com o estudo da Frost & Sullivan.

“Uma coisa leva à outra: a tendência de crescimento das duas áreas é contínua não por acaso, mas porque, juntas, tais tecnologias auxiliam os negócios enormemente. Muito mais do que isoladas”, destaca o gestor.

Scheibler ressalta, ainda, que, integrado ao ERP, um BI pode trazer insights a partir dos dados que as fontes estruturadas da empresa já contemplam. Planilhas, sistemas, bancos, pontos de venda, pontos de campo, entre outros, todos são locais de onde as informações virão, dando base para os cálculos, gráficos, relatórios e planejamento do ERP e para os dashboards, reports e insights do BI. Juntar isso tudo é receita de decisões bem tomadas. É pavimentar o caminho para um ano de estratégia muito mais certeira.

Já a integração do ERP a sistemas de BA faz com que as informações atuais e diárias alimentem predições futuras, pavimentando o caminho para guiar ações mais focadas e decisões mais assertivas.

“BI e BA + ERP = passado bem analisado, presente bem calculado e futuro bem projetado. Receita de embasamento, qualidade de informação, análise ágil e decisão assertiva. Sinônimo de produtividade, agilidade, economia de tempo e recursos, ganho de espaço no mercado e conquista de público interno e externo”, sentencia o CEO. “Integração neste nicho não é mais recomendável. É impreterível”, finaliza.

Recent Posts

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

15 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

17 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

18 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

18 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

18 horas ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

22 horas ago