Notícias

Infraestrutura de TI para sala de aula 4.0. Por onde começar?

A tecnologia pode ser uma forte aliada para fornecer a um maior número de alunos uma experiência de ensino e aprendizagem inovadora na era da transformação digital. A dúvida que permeia a cabeça dos gestores está justamente no primeiro passo. Uma enxurrada de edtechs despontam no mercado com ofertas atraentes de plataformas e softwares, mas como incorporar as novas tecnologias, transformar a cultura e ainda aliar a proposta pedagógica às novidades da onda da educação 4.0? A próxima grande inovação deverá transcender a experiência de aprendizado e oferecer um modelo de negócios que torne a implantação da tecnologia sustentável e escalável.

Neste sentindo, a locação de infraestrutura de TI com serviços, por exemplo, é um modelo de negócios largamente adotado em empresas, que oferecem soluções integradas de hardware e software e ainda pode adicionar serviços, por um pagamento mensal. É uma modalidade que ganhará força no setor educacional.

Sala de aula colaborativa

Pensando em equipamentos, se a escola deseja realmente avançar rumo ao novo modelo de ensino proposto pela educação 4.0, investir em notebooks, tablets, estações móveis de computadores, em televisores, conexão de internet e retroprojetores, são itens que já permitem a criação de uma sala de aula colaborativa. Hoje o mercado oferece opções de aquisição ou locação, e nesta segunda opção, os serviços de suporte e atualização de modelos já otimizam os investimentos e as “dores de cabeça” que surgem no dia a dia com manutenção e possíveis problemas técnicos.

Google, Apple e Microsoft, parceiros de soluções para educação

Optar por um modelo de gestão pedagógico que facilite o processo de pesquisas, aplicação de provas online, correção, comunicação com pais e alunos também deve ser considerado. As gigantes de tecnologia, como Google, Apple e Microsoft contam com plataformas de educação desenhadas para a área educacional que envolvem treinamento e capacitação de Gestores e Professores. Aqui entram os serviços que podem ser adicionados à um modelo de locação de hardware: gerenciar as plataformas e atualizar os professores entram no pacote de locação, os investimentos são diluídos e a instituição pode avançar de forma sustentável nas demandas da Educação 4.0.

Google

Tanto no jardim de infância, quanto em universidades, o Google For Education auxilia professores, alunos e instituições com ferramentas de colaboração do G Suite For Education, além de Chromebooks avançados e acessíveis.

Apple

A oferta Apple para educação oferece aos alunos liberdade e expressão. O iPad, simples na experiência de uso e prático, foi criado segundo o fabricante para acompanhar as ideias dos seus alunos em qualquer hora e lugar. Um pacote completo de apps de criação complementam a oferta do iPad, além de Guias de projetos, aulas de programação, entre outras oportunidades e opções.

Microsoft

Uma plataforma de aprendizado econômica e acessível, o Windows 10 apresenta capacidades de escritas à tinta digital e ferramentas de colaboração modernas, que ampliam os resultados de aprendizagem. Com dispositivos de fácil configuração, implementação e gestão.

Alugar infraestrutura de TI e de educação digital ou investir na compra? Qual o passo mais adequado? E a sua escola? Já deu o primeiro passo rumo à nova era da Educação 4.0?

*Por Leonardo Muller, é diretor comercial da Agasus, empresa especializada em locação de equipamentos e dispositivos de TI (Outsourcing de Infraestrutura de TI.

**Sobre a Agasus: aAgasus é especializada em locação equipamentos e dispositivos de TI (Outsourcing de infraestrutura de TI) no mercado nacional desde o ano 2000. A empresa com sede em São Paulo, conta com aproximadamente 80 colaboradores e diversos parceiros espalhados pelo território nacional. A Agasus disponibiliza soluções para locação de curto à longo prazo, além de ofertas de dispositivos móveis, que somam mais de 6 mil Smartphones e tablets locados. No portfólio de negócios, a Agasus soma mais de 25 mil locações de desktops e servidores e quase 30 mil notebooks alugados.

Entre os parceiros, destaque para as empresas Lenovo, Samsung, Motorola e Dell. A Agasus conta também com soluções customizadas para atender o mercado educacional com locação de equipamentos como, servidores, notebooks, Chromebooks, dispositivos, smartphones, carrinhos de recarga e lousas digitais. Oferece também consultoria para projetos de arquitetura e ambientes colaborativos e/ou learning spaces, além de disponibilizar para seus clientes, serviços call center 24×7. Projetos educacionais que envolvam soluções Google, Microsoft ou Apple, incrementam o portfólio de serviços da Agasus, onde é prestada consultoria personalizada para instituições de ensino, em qualquer nível de maturidade digital, que desejam avançar com a Educação 4.0 em todo o Brasil.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

7 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

8 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

9 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

10 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

11 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

12 horas ago