Notícias

Lula anuncia incentivos fiscais para baixar preço de conversor de TV Digital

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia, daqui a pouco (02/12), medidas de incentivos fiscais para que o preço do conversor de TV digital possa ser barateado à população. Pelo que apurou o COMPUTERWORLD, as medidas serão similares às oferecidas no programa Computador Para Todos, ou seja isenção de PIS e Cofins aos fabricantes.

Acompanhe o especial sobre TV Digital

Na semana passada em Brasília (DF), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, citou também a possibilidade de acordos com os Estados para redução de ICMS. O objetivo é baixar o preço do equipamento que converte o sinal digital para as TVs analógicas. Hoje o modelo mais barato é de 499 reais, fornecido pela Positivo, mas há conversores de até 1.100 reais.

Um acordo entre três companhias cujos nomes ainda não foram revelados também vai permitir a oferta de um conversor para a população que hoje assiste TV por antenas parabólicas.

Hoje, cerca de 18 milhões de domicílios em todo o País, ou cerca de 45 milhões de pessoas, recebem sinal de TV por antena parabólica através dos satélites da Star One/Embratel. Desta forma, o serviço de TV digital não ficará mais restrito à cidade de São Paulo.

O equipamento  foi demonstrado na última quinta-feira para o governo federal. Frederico Nogueira, diretor geral da Band, explicou que qualquer emissora poderá transmitir pelo modelo, mas neste momento só a Band e a Rede TV já estão protas.

A cerimônia que marca o início da TV Digital no Brasil acontece a partir das 20 horas deste domingo (02/12), em um evento na capital paulista do qual participam o presidente Lula, o ministro das Comunicações e a indústria.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

8 minutos ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

34 minutos ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

2 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

2 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

4 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

5 horas ago