Notícias

Novo passaporte com 16 itens de segurança estréia em Brasília e Goiânia

A partir desta segunda-feira (18/12), os brasileiros terão acesso a um modelo de passaporte mais seguro e moderno. Os documentos terão 16 novos itens de segurança, implementados a partir de tecnologias que permitiram, por exemplo, inserção de códigos de barras bidimensional e marcas d´água visíveis apenas quando expostas a raios ultravioleta.

Essas mudanças vão permitir aos brasileiros viajarem com um passaporte com maior credibilidade internacional. Uma outra novidade é a mudança na cor do documento, que será azul e não mais verde.Os novos documentos seguem as normas da Organização de Aviação Civil Internacional.

As primeiras cidades a implementar o sistema de substituição do passaporte serão Brasília (DF) e Goiânia (GO). Segundo o chefe da divisão de Passaportes da Polícia Federal, Rogério Galouro, as novas normas devem ser implantadas em todo o país até 2007.

“O departamento da Polícia Federal tem 118 pontos de emissão. Começamos com essas duas cidades em formato de teste, mas já valendo os passaportes emitidos por lá. Pretendemos, até abril de 2007, estender o atendimento aos demais postos da Polícia Federal”.

Para Galouro, além da segurança, o sistema vai facilitar o processo de emissão dos passaportes. “Com o novo sistema, a pessoa não precisa mais trazer fotografia, ela é tirada no local da emissão do passaporte. Não precisa trazer o formulário amarelo, porque todos os formulários serão digitalizados, disponibilizados na internet ou no balcão da Polícia Federal”.

Ele explicou, ainda, que esses dados ficarão armazenados no novo programa, e o passaporte poderá ser identificado com as devidas normas seguidas, em qualquer país.

Os documentos antigos terão validade normal de sua emissão, ou seja, até cinco anos após a expedição. Depois desse prazo, a troca pelo novo passaporte será obrigatória.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

4 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

5 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

5 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

6 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

7 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

8 horas ago