Notícias

PF inicia operação para prender quadrilha que roubava pela internet

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quarta-feira (23/08), a Operação Galáticos, com o objetivo prender integrantes de uma quadrilha envolvida com o desvio de dinheiro de contas bancárias utilizando a internet. De cordo com a Polícia Federal, foram emitidos pelo menos 70 mandados de prisão, que estão sendo cumpridos em Imperatriz, Maranhão, por 400 policiais federais.

A investigação, que iniciou em dezembro de 2004, descobriu que integrantes da quadrilha utilizavam softwares de spyware para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos, principalmente a Caixa Econômica Federal. Estes programas eram disseminados através de e-mails  com mensagens falsas – conhecidos como spams – e também em sites de relacionamento como o Orkut.

Com os dados bancários em mãos, os criminosos realizavam transferências de valores para conta de “laranjas”, faziam compras de produtos na web, recarga de celulares pré-pagos e pagamentos de boletos bancários. O esquema também contava com a participação de empresas da cidade de Imperatriz, no Maranhão, que recebiam parte dos valores desviados através da emissão de boletos bancários fraudulentos e utilizando sistema de pagamento online.

Os presos durante a operação serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

A operação foi batizada em razão dos investigados se auto-intitularem como “Galáticos”, as “estrelas” da cidade, fazendo uma referência aos jogadores do time de futebol do Real Madri, na Espanha, que são assim mundialmente conhecidos. Os criminosos consideravam-se estrelas por acreditarem que nunca seriam presos. Prova disso era a forma em que ostentavam os bens adquiridos de forma ilícita.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Imperatriz por 400 policiais federais do Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Pará e Pernambuco. A ação conta ainda com o apoio logístico e operacional do Exército Brasileiro.

Recent Posts

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

18 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

20 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

21 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

21 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

21 horas ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

1 dia ago