Notícias

TCU acirra disputa Embratel x Telemar

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde – coordenação do Espírito Santo) que anule no prazo de 15 dias, a licitação vencida pela Embratel para a prestação de serviços de telefonia fixa.

O TCU acatou os argumentos apresentados pela Telemar por meio de representação que apontou falha na habilitação da Embratel.

Apesar de não possuir ainda um plano básico de serviços aprovado pela Anatel, comprovação exigida no edital, a Embratel foi habilitada para o pregão, tendo sido declarada vencedora ao final do processo.

O ministro Marcos Vilaça, relator do processo, considerou que a apresentação do documento "constitui elemento de atendimento obrigatório pelos participantes da licitação, exigência não cumprida pela Embratel".

De acordo com a decisão do TCU, a Funasa/ES também deverá adaptar as próximas licitações para serviços de telefonia, deixando claras as condições para a atualização dos preços dos serviços e determinando que as propostas contenham data-base dos preços a serem ofertados.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

5 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

6 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

7 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

7 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

8 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

9 horas ago