Notícias

Vodafone e Nokia querem difundir plataforma S60

Logo após a Nokia divulgar as expectativas de que suas vendas cumulativas de smartphones baseados na plataforma de software S60 devam totalizem 50 milhões de unidades até o fim deste mês, a Vodafone anunciou sua parceria com a fabricante finlandesa para tentar incentivar a adoção dessa plataforma como padrão de celulares em todo o mundo.

A união vai ampliar o papel da S60 no portfólio de produtos da Vodafone, além de levar novos serviços mais rapidamente a seus clientes. Dirk Wierzbitzki, diretor de terminais do Grupo Vodafone, diz que a padronização de uma plataforma de software entre os fabricantes de celulares representa significativas oportunidades para sua empresa. “Conseguiremos levar novos produtos e serviços ao consumidor em um espaço menor de tempo”, afirma o diretor.

Segundo a Nokia, a plataforma S60 oferece as principais tecnologias de personalização e amplo suporte a novos serviços móveis. Ao juntar-se à comunidade S60, a Vodafone poderá aprimorar as interfaces de uso dos telefones celulares.

As empresas desenvolverão um software complementar específico para a Vodafone com base na plataforma S60. A colaboração ainda inclui a expansão da base de licenças e estabelece uma posição independente de marcas tanto para o software S60 quanto para as atividades de desenvolvedores. Além disso, a Nokia e a Vodafone trabalham conjuntamente para promover o licenciamento independente de modelos de referência junto aos fabricantes de semicondutores. Esta seria outra forma de reduzir aquilo que chamam de “time to market” (período entre o fim do desenvolvimento de um produto e sua chegada às lojas) dos aparelhos baseados na S60.

Mais parcerias
A operadora de telefonia celular também anunciou durante o 3GSM que deve testar a plataforma UMTS dual-mode multimídia da fabricante Infineon Technologies. Os primeiros telefones baseados nessa plataforma devem chegar ao mercado europeu em meados deste ano.

Atualmente, a Vodafone já utiliza a plataforma 2,5G da empresa alemã, que revela planos de estender, em breve, os recursos de sua plataforma UMTS também para HSDPA.


*A repórter Fernanda K. Ângelo viajou para Barcelona a convite da VeriSign.

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

9 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

10 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

10 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

11 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

11 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

12 horas ago