Categories: Notícias

IDC derruba previsão do mercado de TI para 2014

O mercado mundial de TI deve crescer neste ano 4,1%, de acordo com a IDC. A previsão é uma revisão para baixo dos 4,6% projetados anteriormente, referentes aos investimentos em tecnologia, e representa uma queda de 0,1 ponto percentual no ritmo de ascensão desses investimentos.
Segundo a consultoria, o gasto com TI tem sido volátil desde o início do ano, com impactos macroeconômicos relacionados a episódios como a crise da Ucrânia e o mercado chinês, bem como ao sentimento de incerteza perante a economia mundial – ainda que um aumento melhor de capital seja esperado para o segundo semestre.
Em alguns mercados emergentes, a estabilização da economia começou no meio de 2013 e vai durar ainda um tempo, especialmente na China, onde o investimento em TI esfriou significativamente nos últimos 12 meses, aponta a IDC.
Mobilidade e Câmbio
À parte do cenário macro, outro ponto fraco na TI desde o trimestre passado é a desaceleração no investimento em dispositivos móveis, evidenciados nas medições da IDC já divulgadas, por conta da maturidade da base instalada. Já houve relatórios sobre como o crescimento de smartphones continua esfriando em comparação com os índices dos últimos anos, além dos embarques de tablets em 2014 terem tido o desempenho mais fraco do que o esperado nos últimos trimestres.
Essa volatilidade, juntamente com a incerteza macroeconômica em muitos mercados emergentes, está mascarando um pouco uma base subjacente mais positiva para a empresas que investem em TI, defende a consultoria. E ainda há o fator câmbio – o valor do crescimento do mercado no ano passado, quando consideradas as taxas cambiais de dólar, cai de 4,6% para apenas 2,4%, impactando consideravelmente os vendors de TI com sede nos Estados Unidos.
Há também impactos nessas empresas sobre a nova configuração dos modelos de receia em nuvem. Cerca de 10% dos gastos com software terão movido para a nuvem até o final deste ano, enquanto infraestrutura como serviço irá representar 15% de todos os gastos com servidores e armazenamento.
Isso está criando uma preocupação significativa para fornecedores de TI acostumados com orçamentos tradicionais, embora também esteja impulsionando oportunidades igualmente relevantes de curto prazo. Entretanto, tanto a cloud como os gastos tradicionais serão puxados por uma demanda reprimida de servidores e capacidade de armazenamento que, por sua vez, são impulsionados pelo crescimento acumulado dos dispositivos móveis responsáveis por criar um volume cada vez maior de dados. Assim, não é de se espantar o potencial de tecnologias analíticas como o lado positivo da moeda.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

1 hora ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

2 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

2 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

3 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

4 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

4 horas ago