Categories: Notícias

IDC Brasil aponta tendências de investimentos em TI 2006

IDC Brasil aponta tendências de investimentos em tecnologia da informação para 2006

Governo retoma as compras e manufatura mantém-se como o setor que mais consome TI, indica a clássica série de estudos Brazil IT Investments Trends da IDC.

São Paulo, 3 de fevereiro de 2006- Em sua tradicional série Brazil IT Investments Trends a IDC constata que as previsões de investimento de TI são otimistas para 2006, conforme a análise que acompanha anualmente as tendências de aporte em TI de vários segmentos do mercado.

Dos 832 entrevistados, entre CIOs e decisores de TI das principais empresas estabelecidas no País de diferentes setores da indústria, 61% deles estimam aumentar o orçamento destinado às compras de tecnologia, enquanto 20% acreditam que se mantenha igual a 2005.

“Em 2005 já observamos um aumento expressivo nos investimentos em TI, cerca de 15% em relação a 2004, e a nossa expectativa de que este ritmo continuasse em 2006 está sendo confirmado por esta série que analisa, tanto de forma qualitativa quanto quantitativa, o aporte de TI de uma gama de verticais”, analisa Sérgio Cintra, novo responsável pela área de análises de mercado da IDC Brasil.

Em 2005 as três prioridades de investimentos em TI eram segurança, ERP e software livre, já neste ano VoIP ficou em terceiro lugar, o que evidencia a tendência de adoção da tecnologia pelas empresas brasileiras.

Novamente os segmentos de manufatura, finanças e governo estão entre os que mais investirão. No entanto, apesar de manufatura se manter na liderança, a perspectiva é de estabilização dos investimentos. “O destaque diz respeito ao governo, que pretende intensificar suas compras de tecnologia este ano. O governo federal investirá mais em TI em 2006 do que nos três primeiros anos de mandato”, analisa Sérgio Cintra.

O “Brazil IT Investment Trends 2005” é uma avaliação minuciosa da IDC para traçar um panorama das tendências e perspectivas de investimentos de diversos segmentos verticais da indústria nacional: Agribusiness, Comércio, Finanças, Governo, Manufatura, Óleo e Gás, Serviços, Utilidades, 500 Maiores, Pequenas e Médias. As análises serão divulgadas em fevereiro e reúnem informações compiladas com o conhecimento global da IDC sobre o assunto.

Sobre a IDC

A IDC, empresa de consultoria com foco nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de 775 consultores, distribuídos em 50 países, e há mais de 40 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. A IDC é subsidiária da IDG, líder mundial em mídia de tecnologia.

Recent Posts

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

10 minutos ago

Zero Trust não é sobre autenticação, é sobre decisão em tempo real

por Bruno Paiuca Dentro da jornada de digitalização dos ecossistemas de segurança, a validação e…

53 minutos ago

Alphabet quer levantar US$ 80 bi para financiar infraestrutura de IA

A Alphabet, controladora do Google, planeja levantar US$ 80 bilhões por meio da venda de…

1 hora ago

Sberbank oferece IA soberana a países do Sul Global

O Sberbank, maior banco da Rússia, está oferecendo modelos de inteligência artificial (IA) a países…

16 horas ago

Palo Alto registra alta na procura por segurança em IA

A Palo Alto Networks registrou forte aumento na procura de clientes por orientações sobre segurança…

17 horas ago

iFood confirma vazamento de dados de 1,2 milhão de usuários

O iFood confirmou nesta terça-feira (03) o vazamento de dados cadastrais de aproximadamente 1,2 milhão…

18 horas ago