Categories: Notícias

HP quer ser o seu integrador de serviços

Cada vez mais empresas mantém mão de obra técnica terceirizada, mas elas buscam, também, fugir de grandes contratos com um único provedor. Pensando nisso, a HP lançou o serviço que visa a ajudar CIOs a gerenciar de forma eficiente estes complexos compromissos.

O novo serviço da companhia, chamado de serviço de integração de multi-fornecedores, ou MSIS, da sigla em inglês, é a essência para ajudar empresas no estabelecimento de um quadro de regras específicas, políticas e padrões de como devem atender ao fornecimento de serviços de TI, a fim de criar coerência entre estes fornecedores.

Por exemplo, a HP irá ajudar empresas a estabelecer, programar e administrar normas e procedimentos globais, como ITIL e Six Sigma, catálogo de serviço, documentação, e gestão de programas.

?Para puxar este tipo de rede em conjunto, demanda muita engenharia?, relata Peter Yates, diretor de integração de multi-serviços da HP, em entrevista coletiva em Nova York.

Yates diz ter um único provedor terceirizado para fornecer a maior parte dos serviços de TI, o que pode ser eficiente. Por outro lado, tem potencial para causar grandes problemas nos relacionamentos. É por isso que muitas empresas estão mudando para pequenos acordos com muitos provedores. O valor do chamado mega-negócio, envolvendo contratos com valor total maior de US$ 25 milhões, caiu 35% no primeiro semestre de 2011, comparado com o montante verificado no mesmo ano, segundo a TPI. ?É uma mudança quantitativa na agenda do CIO?, acredita Yates. ?O modelo tradicional pode acarretar grandes riscos, em muitos casos esses acordo não funcionam muito bem.?

Mas o modelo de servidor único também dá aos CIOs um único ponto de responsabilidade caso as coisas derem errado. Yates disse, ainda, que sob o MSIS, a HP não pode ser responsabilizada financeiramente pelos erros de outros fornecedores, mesmo quando estiver coordenando as atividades dos mesmos. ?Este não é o modelo de ‘uma garganta para estrangular'”, disse Yates. Ele admitiu que, de todas as ofertas, esta é a menos popular entre os executivos de TI que não querem lidar com acusações.

Yates afirma que a unidade de serviços da HP, a EDS, desenvolveu muitas normas e procedimentos que se aplicam no MSIS quando fazia parte da equipe de múltiplos fornecedores que prestavam serviços terceirizados para a General Motors, sob comando do ex-CIO Ralph Szygenda. Desde então, a HP tem trabalhado para tornar este quadro repetitivo e aplicável a uma ampla gama de empresas em vários setores.

O preço deve variar consideravelmente dependendo do tamanho do trabalho e do serviço utilizado, mas Yates lembra que ele é, principalmente, destinado a empresas da Fortune 500 e companhias de médio porte que gastam milhões de dólares em serviços terceirizados.

Estabelecendo grande margem de serviços e oferecendo prioridade para o CEO da HP, Leo Apotheker, que no começo deste ano disse não estar satisfeito com o progresso que a empresa está fazendo por meio dos serviços de manutenção de equipamento e suporte.

Mas a HP não está levantando a bandeira de serviços de integração sozinha, ela têm crescido na medida em que mais empresas precisam integrar TI interno com fontes externas, como os tradicionais provedores terceirizados e em nuvem, baseado em plataformas como as da Salesforce.com e Amazon. ?IBM e outros estão lançando ofertas semelhantes. Muitas empresas de terceirização estão dispostas e aptas a desempenhar esse papel?, concluiu Forrester

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

9 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

9 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

10 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

11 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

12 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

13 horas ago