Notícias

Home office e dólar alto estimulam profissionais de TI a exportar serviços

O home office, a valorização do dólar e o crescimento da demanda internacional por serviços de tecnologia está levando um número maior de profissionais freelancers a trabalhar para clientes no exterior. A tendência também afeta micro e pequenas empresas, segundo um levantamento da Remessa Online, plataforma de transferências internacionais de valores.

Um levantamento feito pela empresa revelou que 50,7% do dinheiro recebido pelos clientes entre janeiro e fevereiro se destinou ao pagamento de serviços. Um ano antes o percentual era de 31,1%.

“A tendência é vermos um crescimento no número de profissionais brasileiros que trabalham remotamente para o exterior, tanto em função da adoção em massa do trabalho remoto, como pelo surgimento de plataformas como a nossa, que ajudam os empreendedores a se internacionalizar”, diz Alexandre Liuzzi, diretor de estratégia e cofundador da Remessa Online.

Plataformas para conectar prestadores de serviços de tecnologia com clientes também impulsou esse tipo de trabalho, segundo a empresa.

Ranking de destinos

Usando dados do Banco Central, a Remessa Online produziu o ranking dos maiores destinos para exportação de serviços do Brasil. Em primeiro lugar aparecem os EUA, com 30% do total, seguido por Colômbia (17%), Holanda (5%), Alemanha (4%) e Suíça (4%). Reino Unido (4%), Chile (4%), Canadá (3%), Irlanda (2%) e Argentina (2%) aparecem em seguida.

Esses 10 países representam 75% das exportações brasileiras de serviços.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

9 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

9 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

11 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

11 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

12 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

13 horas ago