Notícias

Governança: chegou a hora de desmistificar o conceito

Quando se trata de governança não é raro encontrarmos executivos que associam tal palavra a questões burocráticas, as quais significam lentidão no desenvolvimento de processos e obtenção de ínfimos resultados práticos.

Lidar com essa conexão semântica pode ser um desafio para CIOs, na medida em que traz a seus colaboradores a noção de que a área de governança está seguindo um movimento moroso de evolução. E, na realidade, a percepção das equipes – e até dos próprios líderes – deveria ser exatamente oposta a essa.

Governança é simplesmente o conjunto de melhores práticas utilizadas para garantir que os gestores corretos estão tomando as decisões certas sobre as diversas questões. Não é nada mais assustador ou complicado do que isso.

E uma certa repulsa das equipes quanto ao conceito é até compreensível, visto que ele tem sido utilizado em todas as ocasiões nas quais a redução de custos e o aumento da produtividade são mandatórios para o sucesso do negócio.

Nesse contexto, os executivos de TI têm a missão de “catequizar” suas equipes no sentido de esclarecê-las sobre os verdadeiros significados da palavra “governança”. Passar a idéia de que a expressão representa apenas um sinônimo para a forma de ajudar a estruturar processos e responsabilidades em torno da tomada de decisão pode ser um bom caminho.

Depois dessa primeira explicação, os CIOs devem também usar exemplos práticos e mostrar a seus colaboradores quando processos de governança estão sendo desenvolvidos.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

12 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

13 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

14 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

14 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

15 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

16 horas ago