Google revelou esta semana uma série de melhorias para serviços de jogos no Google Play que terão maior suporte para Android e dispositivos iOS. O anúncio foi feito durante a Game Developers Conference, que acontece em São Francisco, nos Estados Unidos.
Lançado no ano passado, como uma resposta da companhia de tecnologia ao Apple Game Center, o Google Play oferece APIs para desenvolvedores de jogos implementarem características como classificações, conquistas, armazenamento de dados baseado em nuvem e conectividade multijogador em tempo real.
O Google, no entanto, posiciona o Play como um complementar à oferta da Apple. “Nós recomendamos que tanto o Game Center quanto o Google Play sejam igualmente visíveis dentro de sua aplicação”, informou a empresa aos desenvolvedores.
Muitos dos novos recursos de games do Google Play serão lançados nas próximas semanas com objetivo de ajudar no engajamento dos jogadores. O serviço vai ganhar a capacidade de enviar presentes (gifts) virtuais no próprio game para as pessoas em seu círculo de amizades ou através de busca por múltiplos jogadores. O app de jogos Play agora suporta convites a mais de um jogador. No momento, a Google Play Store oferece 18 categorias adicionais para melhorar a descoberta de novos jogos.
No ano passado, a Apple deixou claro que não queria pessoas compartilhando gifts virtuais. Os fabricantes do Line, um aplicativo de mensagens móvel popular na Ásia, disseram, em maio passado, que a Apple havia conduzido a empresa a remover a capacidade de transferir “distintivos” virtuais, comprados através do aplicativo, para outros usuários. A decisão da Google para implementar este recurso pode tornar os games do Android mais atraentes para aplicações onde este mecânico particular faz sentido.
O Google Play oferecerá suporte tanto para iOS em interações em tempo real baseadas em turnos e multijogadores, características que exigiriam a implementação de um servidor de jogos. O serviço de plug-in para o Unity, um framework de desenvolvimento de jogo popular, também está sendo atualizado para adicionar essas capacidades multiplayer. E o Google também vai lançar um SDK C++ para o Play Games que irá suportar conquistas e classificações.
A empresa vem expandindo as estatísticas de jogos do Play, disponíveis através do Google Play Developer Console, para auxiliar desenvolvedores a entender melhor como os recursos dos jogos estão sendo usados. A companhia também investe no aumento de sua interface de publicidade móvel AdMob, adicionando acesso ao Google Analytics e introduzindo anúncios de compra nos aplicativos, que permitem a desenvolvedores direcionar os usuários com promoções e incentivá-los a comprar outros bens.
Considerando que o Game Center só funciona em iOS, enquanto o Google Play roda em Android, iOS e em jogos baseados na web, este pode-se tornar mais atraente para criar uma base de código de jogos de maneira mais fácil, quando comparado a várias plataformas.
Desenvolvedores de games móveis ainda tendem a se concentrar no desenvolvimento para iOS, pois é mais lucrativo, mas o crescimento do ecossistema Android torna o código multiplataforma desejável quando possível – o Google diz que pagou quatro vezes mais dinheiro para os desenvolvedores em 2013, tal como o fez em 2012. E mesmo quando os desenvolvedores optarem por bases de código nativo totalmente distintas, um backend comum pode simplificar a manutenção desses aplicativos.
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