Categories: Notícias

Google é liberado de acusações de violação de direitos autorais

Um tribunal de Nova York liberou o Google na última sexta-feira (16/10) de uma ação movida por um grupo de autores que acusava a gigante das buscas de copiar suas obras para colocar em um projeto chamado de Google Books.

Um painel composto por três juízes em uma corte de apelação concluiu que a digitalização de livros já publicados não infringia a lei de direitos autorais. “Em suma, podemos concluir que a digitalização não autorizada de obras protegidas por direitos autorais, a criação de uma funcionalidade de busca e a exibição de trechos dessas obras não infringem usos justos”, afirmou a decisão, que também afirma que o que a empresa tornou on-line é uma parte limitada do conteúdo e as cópias não substituem os títulos originais.

Além disso, “o fornecimento de cópias digitalizadas pelo Google para as bibliotecas que já forneciam os livros, no entendimento de que as bibliotecas irão usar as cópias de uma maneira consistente com a lei de direitos autorais, também não constitui infracção”, completa.

O caso foi apresentado à Corte em 2013 e, em primeira instância, o juiz na época, Denny Chin, também votou a favor do Google, justificando com os “benefícios públicos” do projeto, o qual poderia permitir que estudantes pudessem analisar uma porção de dados e ampliar o acesso a livros, o que poderia potencialmente criar novas fontes de renda para escritores.

Recent Posts

Dica para estudantes: 10 cursos gratuitos de tecnologia para suas férias

É claro que descansar é importante e um direito de todos, mas estudantes também podem…

52 minutos ago

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

20 horas ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

2 dias ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

2 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

2 dias ago