Notícias

Google diz que vai atualizar versão do Chrome para XP até 2015

A Google resolveu hoje “cutucar a onça com a vara curta”, como diz o ditado popular. A empresa de Larry e Sergey anunciou que manterá updates regulares da sua versão do navegador Chrome para o Windows XP por um ano a mais que a Microsoft.

Enquanto a MS vai encerrar o suporte ao seu sistema operacional ancião – 12 anos de idade – em 8 de abril de 2014, e por consequência também o suporte ao Internet Explorer (IE) nessa plataforma, a Google promete atualizar seu navegador para o XP até abril de 2015. A informação foi dada hoje pelo diretor de engenharia do Chrome, Mark Larson, em um post publicado no blog da companhia.

Segundo o post, o objetivo da empresa é “suportar o Chrome para os usuários do XP durante esse processo de transição”, referindo-se especificamente ao fato de que na data da aposentadoria compulsória do XP ainda vão estar ativos dezenas ou até centenas de milhões de PCs com o sistema operacional e boa parte deles não deverá obedecer tão rápido ao aviso de “não use”.

O Chrome não será a única escolha dos usuários do Windows XP no próximo ano. O Firefox e o Opera também prometem manter o suporte ao XP depois
de abril de 2014. Está portanto oficialmente reaberta a guerra dos browsers.

A Microsoft vai liberar seu update final de segurança para o XP em 8 de abril de 2014. Após essa data, só grandes usuários corporativos que pagaram planos caros de suporte pós-aposentadoria deverão receber correções de segurança.

Como a Microsoft associa o suporte ao seu navegador Internet Explorer (IE) ao sistema operacional, quem estiver usando o XP deixará de receber updates de segurança do browser. Mesmo o IE8, que foi lançado em 2009, não vai receber atualizações se estiver funcionando no Windows XP, embora em outras plataformas, incluindo o Windows Vista e o Windows 7, ele continuará a ser atualizado até o fim do ciclo daquela plataforma. No caso do IE8 no Windows 7, por exemplo, o suporte continuará a ser oferecido até janeiro de 2020.

Muitos profissionais de segurança avisaram os usuários do XP para abandonar o sistema operacional até abril 2014, porque muitos vírus e códigos maliciosos atacam as máquinas pelo navegador. Ao oferecer suporte até 2015, a Google certamente dá uma boa desculpa para os usuários se manterem com o XP, o que pode garantir à empresa uma fatia maior do marketshare de browsers.

Segundo dados da empresa de métricas de web Net Applications, o Windows XP está hoje em pelo menos 35% de todos os PCs Windows (dados de setembro de 2013). O XP só perde para o Windows 7, que no mesmo período tinha 51% dos equipamentos Windows, segundo a pesquisa.

A Computerworld usou os dados da Net Applications para fazer uma projeção da base de PCs em abril de 2014 e acredita que uma fatia de 18%  a 26% dos equipamentos poderá ainda estar usando o XP na data.

A Microsoft vem batendo na tecla do fim do XP por anos e em 2013 resolveu finalmente fazer pé firme e aposentar compulsoriamente o sistema operacional. No mês passado, durante uma apresentação a analistas de Wall Street, o COO da Microsoft, Kevin Turner, disse que a empresa tem planos de ter apenas 13% de marketshare do XP em abril de 2014. “Essa é uma iniciativa muito importante para nós e na qual colocamos grandes esforços para fazer acontecer”, disse o executivo.

Com reportagem de Gregg Keizer – Computerworld US

Recent Posts

Sberbank oferece IA soberana a países do Sul Global

O Sberbank, maior banco da Rússia, está oferecendo modelos de inteligência artificial (IA) a países…

12 horas ago

Palo Alto registra alta na procura por segurança em IA

A Palo Alto Networks registrou forte aumento na procura de clientes por orientações sobre segurança…

13 horas ago

iFood confirma vazamento de dados de 1,2 milhão de usuários

O iFood confirmou nesta terça-feira (03) o vazamento de dados cadastrais de aproximadamente 1,2 milhão…

14 horas ago

Sam Altman é convidado a participar do G7 na França

O CEO da OpenAI, Sam Altman, participará da cúpula do G7 na França em junho,…

14 horas ago

Segurança supera taxas e usabilidade como principal diferencial competitivo dos bancos

A segurança digital passou a ocupar posição central na decisão dos brasileiros ao escolher uma…

19 horas ago

93% das empresas brasileiras recorrem a modelos terceirizados ou híbridos para operar centros de segurança

A terceirização das operações de segurança cibernética vem se consolidando como estratégia predominante entre as…

20 horas ago