Categories: Notícias

Google censura Blogger, diz jornal

O Twitter foi muito criticado nos últimos dias por ter anunciado a implantação de censura em tuites, que seria programada de acordo com as leis de países específicos nos quais atua. Mas duas semanas antes, de forma bem discreta, o Google teria anunciado o mesmo com sua ferramenta de blog, o Blogger. De acordo com o comunicado, o gigante redireciona visitantes para certos domínios específicos, o que, segundo fontes,  permitiria que a rede bloqueasse blogs em países nos quais lei de censura estão especificadas.

A política já teria sido instituída na Índia, de acordo com Amit Agarwall, colunista de tecnologia que escreve para o The Wall Street Journal. O texto diz que se um usuário na Índia tenta acessar um blog livre registrado no blogspot.com, ele seria redirecionado para blogspot.com.in. Conforme o The Huffington Post, a política não afeta domínios customizados.

Isso não significa necessariamente que os blogs do Blogger serão completamente submetidos às leis de censura, explicou a reportagem do Huffington Post. No entanto, a notícia frisou uma explicação dada por Nikhil Pahwa no Medianama. ?O Google aparenta fazer a mesma coisa que o Twitter fez. Note que isto não significa que ele vai seguir todas as definições de censura que um país lhe impuser ? ele pode se negar a isso ? mas a medida dá a ele a habilidade de escolher, ou não, o caminho da censura?. No entanto, continuou o texto, a mensagem enviada ao governo indiano traz a abertura para ele se dizer ofendido com o que foi publicado e solicitar a censura.

Saiba mais:

Twitter censurado, Sopa, Pipa e Megaupload: por que isso é ruim

Twitter censura tuítes

10 pontos-chave sobre a censura no Twitter

Censura: Twitter diz que aumentou a liberdade de expressão

 

 

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

5 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

6 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

7 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

7 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

9 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

10 horas ago