Categories: Notícias

Google barateia cloud com oferta de serviço em moeda local

O Google anunciou nesta terça-feira (19/09) mais uma estratégia para ampliar suas ofertas de serviços de nuvem ao segmento corporativo. Trata-se da abertura da Google Cloud Platform (GCP) – oferta de infraestrutura como serviço da companhia – em São Paulo, a primeira região de cloud da empresa na América Latina.

O principal destaque da novidade, que acirra ainda mais a disputa do gigante das buscas com seus concorrentes diretos na nuvem, Amazon e Microsoft, é oferecer aos clientes do GCP a oportunidade de armazenar e processar dados localmente e poder pagar em reais pelos serviços, sem a necessidade de efetuar pagamentos internacionais e com os impostos previstos sendo recolhidos automaticamente pelo Google.

“Ao oferecer a possibilidade de pagamentos em reais, reduzimos a necessidade de os clientes terem uma infraestrutura para cuidar dos pagamentos e dos impostos, diminuindo a burocracia, e permitindo que as empresas se concentrem na inovação”, afirmou Fabio Andreotti, diretor de GCP do Google Brasil. É a primeira vez que o Google oferece uma opção de pagamento em moeda local nos mercados em que oferece seus produtos de Google Cloud Platform (GCP).

Vantagens em qualquer país

Ainda segundo o executivo, a região de cloud que está sendo lançada no Brasil estará disponível para todos clientes do Google Cloud Platform, não apenas para os localizados no País. “Qualquer cliente com CNPJ no Brasil receberá a cobrança em reais em qualquer uma das regiões de cloud do Google no mundo”, ressaltou.

A nova região de cloud, que prevê melhoria de 80% a 95% na latência, comparada ao uso das outras regiões de GCP nos EUA, atenderá também clientes do Chile e da Argentina. Com isso, o Google Cloud Platform integra 12 regiões, as quais devem chegar a 17 até o fim do ano, mais de cem pontos de presença e uma rede global com 100 mil quilômetros de cabos de fibra óptica.

Os investimentos em Capex realizados pela companhia no Google Cloud Platform nos últimos três anos somaram US$ 31 bilhões.

Recent Posts

KPMG: 3 desafios (e oportunidades) de cibersegurança para empresas de TI, mídia e telecom

A consultoria multinacional KPMG publicou recentemente um relatório que traz considerações, desafios e oportunidades para…

4 minutos ago

Amazon e Austrália investirão US$ 1,3 bilhão em infraestrutura de dados confidenciais

A Amazon e o governo australiano anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver um avançado sistema…

59 minutos ago

X: União Europeia adverte plataforma de Elon Musk por conteúdo perigoso

A União Europeia está se preparando para emitir uma advertência formal à plataforma de mídia…

2 horas ago

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

3 horas ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

4 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

19 horas ago