Gestão

EXCLUSIVA: Estudo do BCG mostra que GenAI pode aprimorar governança de dados

A inteligência artificial generativa (GenAI) pode ser usada, ela própria, para aprimorar a governança de dados. Os algoritmos são treinados usando vastas quantidades de dados não estruturados – incluindo textos, vídeos, áudios e códigos de programação –, mas podem ser usados também para rotular metadados, anotar informações de linhagem, aumentar a qualidade e aprimorar a limpeza de dados, ou seja, reduzir a carga de trabalho das equipes de governança de dados.

Segundo o Boston Consulting Group (BCG), que publicou recentemente um relatório em que aborda o tema, a IA generativa é capaz de gerenciar a conformidade dos modelos e dados com políticas e anonimato de informações.

Para alcançar esses benefícios, no entanto, a consultoria diz que as empresas precisam adaptar estratégia, políticas e capacidades para tornar os dados seguros, precisos e disponíveis. “Introduzida da maneira correta”, diz a empresa, GenAI é capaz de separar informações de privacidade ou propriedade intelectual, por exemplo, além de fazer o trabalho mais maçante e permitir que profissionais da área avaliem oportunidades para expandir os negócios.

Recomendações da governança de dados

No relatório, o BCG faz uma série de recomendações para CDOs preparem a base de dados que poderá ser utilizada pela inteligência artificial generativa antes de incorporá-la nos processos de governança e gestão de dados. O estudo aponta seis usos principais da ferramenta no gerenciamento de dados:

Classificação de metadados. A GenAI consegue criar descrições para os dados não estruturados com detalhes como a fonte, direitos de uso aplicáveis e como o conteúdo se relaciona com outras informações. Os metadados permitem que algoritmos cumpram qualquer regulamento, restrição ou política aplicável.

Leia também: IA aumentou carga de trabalho de equipes de TI, indica estudo

Obtenção da linhagem das informações. A ferramenta pode acelerar a captura e manutenção da linhagem dos dados e, em vez de criar manualmente as informações, as equipes de governança apenas validam o material produzido pela aplicação, otimizando tempo e eficiência.

– Curadoria de dados. Modelos de GenAI podem acelerar e até mesmo automatizar tarefas-chave, removendo registros duplicados, padronizando formatos, tipos e valores de dados, preenchendo lacunas, entre outras.

Remoção de ruídos. Para garantir resultados confiáveis e consistentes dos algoritmos, as companhias podem usar a tecnologia para sintetizar dados e remover “ruído” – informações irrelevantes, corrompidas ou inutilizáveis.

Gerenciamento de conformidade. Empresas podem fomentar a conscientização e observância de políticas de dados com bases de conhecimento alimentadas por GenAI, que realizam verificações de conformidade e recomendações de ação. A tecnologia também permite alimentar chatbots, proporcionando uma maneira interativa e conversacional para funcionários explorarem esses aspectos.

Anonimação de dados. A GenAI possibilita remover informações sensíveis ou pessoalmente identificáveis dos dados, garantindo confidencialidade e privacidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

11 horas ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

12 horas ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

13 horas ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

14 horas ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

15 horas ago

Comunicação é calcanhar de Aquiles da experiência digital no setor financeiro, diz Google Cloud

A nova edição do já tradicional estudo do Google Cloud sobre experiência digital no setor…

16 horas ago